Bancos alteram horário de funcionamento na Capital

24/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Atendimento prioriza pessoas do grupo de risco e incentiva o uso dos serviços online

A maioria dos bancos em Fortaleza reduziu a partir desta terça-feira, 24, o horário de atendimento aos clientes e está orientando que os mesmos utilizem os serviços online disponibilizados nos aplicativos, evitando idas desnecessárias às agências. A medida foi discutido por videoconferência, nesta manhã, quando o Sindicato dos Bancários do Ceará e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) avaliaram o funcionamento das agências bancárias, com destaque para a saúde dos trabalhadores, clientes e usuários dos bancos, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a Fenaban, cerca de 200 mil bancários e bancárias no País já estão em home office e esse número deverá aumentar. Os profissionais reivindicam que os bancos mantenham apenas as atividades consideradas essenciais pelo decreto n° 10.282/2020, que são: compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras. O atendimento presencial deve ocorrer em casos de extrema necessidade, à exemplo do idoso que não tem como usar outro meio e o serviço do qual dependa a sobrevivência, mas de acordo com um agendamento prévio.

As medidas visam reduzir a presença de pessoas nas agências e evitar o que se repitam os acontecimentos da semana passada, quando ocorreram aglomerações nas agências de Fortaleza. A categoria entende que é necessário padronizar as medidas para que todos os bancos sigam, pois do contrário acaba confundindo a cabeça da população.

Outras solicitações dos profissionais:

  • redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho;
  • garantia de deslocamento seguro para os que tiverem que fazer o atendimento não presencial;
  • a manutenção e o abastecimento dos caixas de autoatendimento;
  • home office para todos os bancários e bancárias, com exceção de quem terá que ir às agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos;
  • Regime de plantão para manter os serviços presenciais.

Apesar da Fenaban não ter respondido positivamente a todas reivindicações, algumas das solicitações já estão sendo seguidas pelos bancos no Estado. Já nessa terça-feira (24) algumas das agências bancárias fecharam temporariamente na Capital devido à epidemia de coronavírus. A decisão cumpre orientação do Banco Central, de que os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Para tanto, os clientes devem ser informados pelos canais de comunicação do banco, de forma antecipada.

Mas o temor de uma grande aglomeração nas agências continua, pois nesta quarta-feira (25) tem início o pagamento dos aposentados. Uma das medidas já anunciadas pelos bancos para minimizar o problema é a abertura das agências duas horas antes do início do atendimento do público em geral. Mas a recomendação é que os clientes façam uso de aplicativos para ter acesso aos serviços bancários.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o cliente deve atender às orientações das autoridades sanitárias e evitar deslocar-se para as agências bancárias, dando preferência aos produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais, por meio de aplicativos de celular ou pelo Internet Banking. “Com essas ferramentas, o cliente pode fazer, com segurança, o pagamento de contas e transferências financeiras, consultar saldos e extratos, agendar pagamentos e contratar de serviços e empréstimos, entre outros serviços”. Assevera que em caso de urgência e necessidade, também está disponível a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país.

Seguindo determinação do Banco Central, alguns bancos estão funcionando em horário reduzido de 10 às 14 horas:

BANCO DO BRASIL

Quanto ao funcionamento das agências no Ceará, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil pontua que estão operando das 10h às 14h. “Mas a prioridade continua sendo a abertura das Salas de Autoatendimento, com abastecimento, limpeza e funcionamento de todos os terminais. Quanto o atendimento presencial, este será prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves”, ressalta,

Pagamento de aposentados e pensionistas – O atendimento se inicia em horário diferenciado, das 9h às 10h, exclusivamente para o atendimento desse público. A assessoria informou que foi selecionado outro grupo de agências com grande fluxo de beneficiários e nele será viabilizada a abertura das Salas de Autoatendimento das 6h às 22h. A orientação é que as pessoas que procurarem uma dessas Salas, devem manter a distância mínima de dois metros entre si.

“Todos os demais serviços bancários, como crédito, renegociação de dívidas, abertura de contas, bem como pagamentos e transferências estão à disposição por meio da plataforma digital. Também foram disponibilizadas aos clientes operações bancárias diretamente no aplicativo de mensagens WhatsApp através do número (61) 4004-0001, digitando a operação que deseja executar”, pontua assessoria.

CAIXA ECONÔMICA

A partir desta terça-feira (24), as agências da Caixa passaram a funcionar em horário diferenciado, das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais, segundo informe da instituição. O banco manterá a abertura antecipada em uma hora para os atendimentos de clientes de grupo de risco, mas orienta que os clientes acessem os serviços do banco por meio dos canais digitais e pelo telesserviço.

“O atendimento também pode ser feito pelo WhatsApp Caixa, através do número 0800-726-8068. Utilizando o CPF, o cliente poderá contatar a CAIXA para atendimento dos serviços do pacote de medidas disponibilizadas pelo banco, como o pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor e solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais”, esclarece.

Já a partir de quinta-feira (26) o Banco vai disponibilizar, também via WhatsApp, o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.

ITAÚ

O Itaú Unibanco diz que vem adotando uma série de medidas para desacelerar a velocidade de propagação da COVID-19. Nesse contexto, pontua que está limitando o fluxo de clientes nas agências, estabelecendo o atendimento simultâneo a, no máximo, 10 pessoas em cada unidade, que estão sendo instruídas pelos funcionários a manter entre si a distância mínima para evitar o risco de contágio. Já nas localidades em que há decretos vigentes relacionados à abertura de agências bancárias, o banco está seguindo as determinações, respeitando as medidas de contenção.

A assessoria de imprensa do Itaú reforça a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações e que lembrem de higienizar as mãos após o uso de caixas eletrônicos, de maquininhas de pagamento e de manuseio de dinheiro em espécie. Também reforça o protocolo de limpeza e o uso de antissépticos adequados para eliminar o vírus nas agências. Adicionalmente, estuda reduzir o horário de funcionamento das unidades.

BRADESCO

As agências Bradesco funcionam também de 10 às 14 horas para o público em geral. Já para o atendimento exclusivo para pessoas do grupo de risco e aposentados, as agências abrem duas horas antes, de 8 às 10h. As agências de shopping seguem decreto estadual e permanecem fechadas.  No caso de atendimento presencial, será atendido um cliente por vez com distanciamento de 1 metro. Isso também vale para os caixas eletrônicos. Um funcionário fará a triagem na porta de acesso da sala dos caixas eletrônicos e também vai orientar para evitar aglomerações na fila de espera.

Foto: Mateus Dantas