Escolas municipais e Drive Thru em shoppings são pontos de vacinação para idosos

23/03/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira, 23, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com foco nas pessoas acima de 60 anos, visando diminuir os casos de influenza, H1N1, H3N2 e influenza B. Para evitar aglomerações os pontos de vacinação foram descentralizados e também contam com o apoio de […]

Campanha de vacinação contra gripe na escola municipal Maria de Lurdes Ribeiro Jereissati- Bairro Tancredo neves

A Prefeitura Municipal de Fortaleza iniciou nesta segunda-feira, 23, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com foco nas pessoas acima de 60 anos, visando diminuir os casos de influenza, H1N1, H3N2 e influenza B. Para evitar aglomerações os pontos de vacinação foram descentralizados e também contam com o apoio de escolas e de shoppings de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca

A campanha de imunização prossegue até 23 de maio e busca cumprir as medidas preventivas com relação ao COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Município, além dos 113 Postos de Saúde, serão utilizadas também escolas estaduais e particulares que estão atualmente em recesso.

A novidade neste ano, para ampliar os pontos de vacinação, é o DRIVE VACINA, que será ofertada nos estacionamentos de alguns shoppings da capital e no estacionamento da UNIFOR, entre os dias 24 e 29 de março, unidades de vacinação em sistema Drive Thru para os idoso de 60 a 79 anos. Confira os locais!

Para otimizar a campanha e evitar aglomerações, a SMS também está realizando a vacinação nas escolas por ordem alfabética. Confira!

Confira a listas completa dos locais de vacinação:

👉 Escolas

👉 Postos

A SMS informa ainda que os idosos acima de 80 anos, será disponibilizado equipes para que recebam a vacina em suas residências, tendo como foco inicial os nomes já cadastrados na base de dados dos usuários do Programa Saúde da Família e Melhor em Casa. A Secretaria de Saúde orienta que não precisa haver nenhum tipo de deslocamento até as unidades.

O idoso acima de 80 anos que ainda não possua cadastro, é possível entrar em contato com a Prefeitura pelo número de whatsapp (85) 99989.4799, encaminhando o nome completo, idade, endereço e contato de telefone. A partir dessas informações, uma equipe fará a visita para a aplicação da vacina.

Idosas preparadas para a campanha de vacinação

Para Maria Stela de Castro, 96 anos, a iniciativa é pertinente, pois se deslocar até uma Unidade de Saúde, em tempos de pandemia, pode se tornar uma ação muito perigosa. “Certa da gravidade do momento, sabendo que Fortaleza está na rota desse novo vírus, a Prefeitura Municipal, ao meu ver, tem realizado medidas acertadas na proteção do público mais vulnerável”, relatou a idosa.

Outra que também será beneficiada com a ampliação dos postos de atendimento em Fortaleza é a aposentada Neuma Rodrigues, 70 anos, que agora faz planos de se deslocar até um Drive para colocar em dias a vacina contra a gripe. “Nesse período turbulento, a vacina se torna uma medida preventiva”, destaca Neuma Rodrigues.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca