Vereadores reforçam importância de medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus

17/03/2020 - Anna Regadas

Após a confirmação de nove casos de pessoas infectadas com o coronavírus no Estado do Ceará e com o registro da primeira morte no país, os vereadores utilizaram a Tribuna na manhã de hoje, 17, para ressaltar as ações que estão sendo tomadas pelo Legislativo Municipal a fim de conter a disseminação da doença. Os […]

Após a confirmação de nove casos de pessoas infectadas com o coronavírus no Estado do Ceará e com o registro da primeira morte no país, os vereadores utilizaram a Tribuna na manhã de hoje, 17, para ressaltar as ações que estão sendo tomadas pelo Legislativo Municipal a fim de conter a disseminação da doença. Os parlamentares também reforçaram a importância de medidas preventivas e pontuaram sobre as condutas adotadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza.

Para o vereador Ziêr Férrer (PDT), a situação merece atenção e todo o cuidado da população. “Nós lamentamos o que está acontecendo no mundo e que chegou ao Ceará. Nesse momento em que já foi registrado a primeira morte no país se faz necessário todas as medidas no que diz respeito à prevenção”, apontou.

Vereadora Larissa Gaspar
Larissa Gaspar (PT)

A vereadora Larissa Gaspar (PT) destacou a seriedade da doença que chegou ao Brasil e também salientou a necessidade de medidas para combater a propagação do coronavírus no Estado do Ceará. A parlamentar parabenizou o governador Camilo Santana (PT) pelas ações adotadas diante da confirmação de casos no Estado. Dentre elas; o decreto do Estado de Emergência, a liberação de R$ 45 milhões para garantir a estruturação das unidades de saúde, a suspensão das aulas por 15 dias e o pedido à ANAC da suspensão de voos internacionais para Fortaleza.

Larissa ainda ressaltou a postura da Mesa Diretora da Casa por adotar medidas que visam coibir a propagação do coronavírus. A vereadora também sugeriu uma atenção maior da Prefeitura para as pessoas mais carentes. “Precisamos também garantir que as pessoas em situação de rua tenham um atendimento diferenciado, pois sabemos que essas pessoas não têm condição de fazer sua higiene de forma adequada”, ponderou.

Vereador Paulo Martins
Paulo Martins (PRTB)

O vereador Paulo Martins (PRTB) também parabenizou as iniciativas que estão sendo adotadas pela Prefeitura, com a higienização dos ônibus, do Governo com a suspensão das aulas e da Câmara Municipal por colocar medidas que evitem a aglomerações de pessoas, mas pediu também a conscientização das pessoas nesse momento. “A tendência infelizmente é que o vírus se propague e a gente pede a consciência da população, para que fiquem em casa o quanto puderem pois essa ocasião pede o confinamento. A nossa preocupação é para que o vírus não se prolifere como aconteceu na Itália e que o sistema de saúde como um todo consiga atender a demanda”, afirmou.

O Dr. Porto (PRTB) fundamentou a necessidade do período de 14 dias de confinamento, já que de acordo com publicações na área médica, 80% das contaminações são feitas por pessoas assintomáticas. “Esses 14 dias são para o contingenciamento da doença”, disse.

O vereador também destacou as ações conjuntas que vem sendo realizadas pela Prefeitura e Governo do Estado no combate ao vírus e parabenizou a Mesa Diretora da Casa pela criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus. Finalizando, o parlamentar chamou atenção da população para evitar a propagação das famosas Fake News disseminando notícias falsas sobre a doença.

Vereador Evaldo Lima
Evaldo Lima (PCdoB)

Já o vereador Evaldo Lima (PCdoB) afirmou que a ignorância a respeito do coronavírus é uma ameaça à civilização, instituições estatais e democracia, fazendo menção ao fato do presidente Jair Bolsonaro ter apertado a mão de pessoas em manifestação no último domingo, 15, mesmo com suspeitas de estar infectado. “Os inimigos da ciência, da Educação e da Cultura são cúmplices do surto viral ao negar epidemia e descredibilizar a imprensa que tem o papel de proteger a população através da informação”, refletiu. O parlamentar ainda aproveitou a sua fala para parabenizar as ações adotadas pelo Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Câmara Municipal.

O vereador Sargento Reginauro (sem partido) afirmou que com a chegada dos kits para a realização de exames do Covid-19 é possível que haja um aumento do número de pessoas infectadas no Estado. “É algo que preocupa todos nós e é um momento de responsabilidade e de cuidado com o outro. Algumas medidas estão sendo tomadas como a suspensão de aulas a fim de evitar aglomeração, e é preciso refletirmos também sobre a suspensão de atividades da iniciativa privada”, destacou.

Ésio Feitosa (PDT)

O líder do governo, vereador Esio Feitosa (PDT), também se pronunciou sobre o assunto e apresentou as ações adotadas pela Prefeitura. “O prefeito vai decretar o Estado de Emergência na saúde do nosso município para que possa contratar profissionais diretamente, além de comprar insumos e materiais de forma mais rápida. Outra medida será a suspensão das aulas por 15 dias, e da modalidade presencial das aulas do Enem, bem como a suspensão de eventos públicos superior a cem pessoas”, informou.

Foram suspensas ainda todos os eventos esportivos, culturais e sociais voltados para a terceira idade de iniciativa da Prefeitura. O Procon e a Agefis também estão fazendo a fiscalização para combater aqueles que querem lucrar com a venda de insumos de saúde indevidamente. O gestor também orientou que as iniciativas privadas suspendam os eventos com público igual ou superior a cem pessoas.

Com informações de Cleonardo Dias e Ana Clara Cabral.

Foto: Érika Fonseca