Antônio Henrique anuncia criação de Frente Parlamentar para acompanhar ações contra o coronavírus em Fortaleza

17/03/2020 - Adriana Albuquerque

O Legislativo irá adotar medidas de prevenção, com a restrição do acesso de pessoas a Casa do Povo e a liberação dos servidores do grupo de risco (pessoas a partir de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas)

Presidente Antônio Henrique

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, anunciou a instalação de uma Frente Parlamentar para acompanhar as ações de enfrentamento ao coronavírus, desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado. Além disso, será criado ainda um Comitê de Acompanhamento e Controle do Covid-19 no âmbito da Casa. A informação foi divulgada durante pronunciamento na tribuna, durante a sessão plenária desta terça-feira (17).

Antônio Henrique também detalhou as medidas de prevenção para conter o avanço do coronavírus na capital, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. A Mesa Diretora publicou o ato nº 03/2020, que estabelece as determinações, entre elas a restrição de acesso à sede do Legislativo Municipal, a suspensão de eventos coletivos e a restrição das sessões plenárias às quintas-feiras.

>> Câmara Municipal estabelece medidas de prevenção ao coronavírus

“É de conhecimento de todos o momento que estamos vivendo na cidade, situação que já estávamos acompanhando no mundo. Nós não sabemos como será o dia de amanhã e, por isso, resolvemos adotar medidas preventivas”, declarou o presidente Antônio Henrique.

Dentre as medidas previstas no Ato da Mesa Diretora estão: restringir o acesso de pessoas no Legislativo; liberação dos servidores do grupo de risco (pessoas a partir de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas); redução dos trabalhos em plenário, gabinetes e departamentos.

O presidente reforçou o papel de cada um na prevenção e na diminuição do contágio. “Não é só o fato de nos contaminar mas não colocar outras pessoas em risco”, atentou. Neste contexto, o ato da Mesa prevê ainda o afastamento pelo período de 14 dias de servidores e parlamentares com sintomas do coronavírus ou que tenham tido o contato com pessoas que viajaram para o exterior.

A Frente Parlamentar é composta pelo presidente Antônio Henrique (PDT), Dr. Porto (PRTB), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Dr. Eron (PP), Plácido Filho (PSDB), Marília do Posto (PRP), Cláudia Gomes (Sem Partido), Emanuel Acrízio (PRP) e Ronivaldo Maia (PT).

Como ficam os trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza

• Sessões ordinárias: acontecem às quintas-feiras, ficando restrita a Ordem do Dia, podendo ser convocadas sessões extraordinárias
  • Ficam suspensos eventos como sessões solenes, audiências públicas e visitação institucional
  • Comissões Técnicas: os colegiados ficam autorizados a realizar reuniões não presenciais, utilizando meios digitais