Ronivaldo enfatiza luta dos professores pelo pagamento do piso nacional

06/02/2020 - Rochelle Nogueira

Pelo tempo da Liderança da Oposição, o vereador Ronivaldo (PT) colocou em destaque a temática educação. O petista chamou a atenção para uma matéria que tramita em regime de urgência na CMFor, prevendo um reajuste no vencimento-base e o salário-base dos servidores e empregados públicos municipais ativos de 4,31%. A luta dos professores do município, […]

05.02.2020

Pelo tempo da Liderança da Oposição, o vereador Ronivaldo (PT) colocou em destaque a temática educação. O petista chamou a atenção para uma matéria que tramita em regime de urgência na CMFor, prevendo um reajuste no vencimento-base e o salário-base dos servidores e empregados públicos municipais ativos de 4,31%. A luta dos professores do município, neste momento, é para que o prefeito Roberto Cláudio faça o reajuste da categoria conforme piso nacional estabelecido pelo MEC, chegando a um percentual 12,84% para o ano de 2020.

Outro ponto abordado pelo parlamentar, aponta para os ataques à educação por parte do atual Governo Federal. “No cenário nacional a educação tem se transformado em algo lastimável. Temos tido o desprazer em menos de um ano, numa pasta tão importante, a nomeação de dois ministros. E infelizmente esse Ministério teve dois ministros que lastimavelmente não tem agregado à pasta. Aliás, vale ressaltar, que leva um tempo para colocar a educação em um patamar ideal. O pior da dívida com a educação é o comprometimento com o futuro”, evidenciou.

Conforme Ronivaldo, está ocorrendo um desmonte das políticas públicas da educação, citando programas importantes como o Prouni e o Sisu. “Temos que reconhecer que o Estado brasileiro investe muito pouco na educação. Foi criado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), com prazo de validade até 31 de dezembro de 2020, para que se exerça políticas para a área. No entanto, o Governo não quer renovar, e isso prejudicará muitos estudantes. Vamos ocupar as ruas para que isso não aconteça”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca.