Proposta de nova divisão territorial de Fortaleza tramita na CMFor

16/12/2019 - Rochelle Nogueira

Em Sessão Extraordinária, na manhã desta segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em regime de urgência a tramitação do PLC nº 37/2019, que trata sobre a organização e a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal. A proposta de nova divisão territorial eleva de 7 regionais para 12 e define 39 territórios para a […]

Em Sessão Extraordinária, na manhã desta segunda-feira (16), a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou em regime de urgência a tramitação do PLC nº 37/2019, que trata sobre a organização e a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal. A proposta de nova divisão territorial eleva de 7 regionais para 12 e define 39 territórios para a cidade.

De acordo com a justificativa do Executivo, foram desenvolvidos estudos e análises que tiveram por objetivo adequar a estrutura organizacional do Município de Fortaleza, objetivando o atendimento das prioridades estabelecidas pelas políticas de governo, o que culminou na edição da Lei Complementar n° 176, de 19 de dezembro de 2014.

Após 22 anos da criação das Regionais, originada no governo do prefeito Juraci Magalhães em 1997, Fortaleza passou por um grande processo de crescimento populacional. Nesse sentido, foram realizados estudos técnicos conduzidos no Plano Fortaleza 2040, após amplo debate com a comunidade, apontaram a necessidade de um novo recorte espacial para a cidade de Fortaleza.

Diante da ampliação para 12 Secretarias Regionais Executivas e 39 territórios, o Executivo informa que não haverá impactos financeiros para o Município, pois com alguns ajustes no quadros de cargos de provimento acarretará em uma economia financeira na ordem de R$ 197.943,54 anual.

?O PLC nº 37/2019 cumpre o tempo de análise referente a pedido de vista, e volta a ser debatido na quarta-feira (18) na Comissão.

Confira a nova distribuição das Secretarias Regionais em Fortaleza

Regional I

• Território 01: Centro – Moura Brasil e Praia de Iracema.

Regional II

• Território 02: Vila Velha e Jardim Guanabara.
  • Território 03: Barra do Ceará.
  • Território 04 :Cristo Redentor e Pirambu.
  • Território 05: Carlito Pamplona e Jacarecanqa.
  • Território 06: Jardim Iracema, Álvaro Weyne e Floresta.

Regional III

• Território 07: Aldeota e Meireles.
  • Território 08: Papicu, Varjota e De Lourdes.
  • Território 09: Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe.
  • Território 10: São João do Tauape, Dionísio Torres e Joaquim Távora.

Regional IV

• Território 11: Antônio Bezerra, Olavo Oliveira e Quintino Cunha.
  • Território 12: Padre Andrade e Presidente Kennedy.
  • Território 13: Bairro Ellery, Monte Castelo, Farias Brito e São Gerardo.
  • Território 14: Amadeu Furtado, Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo.

Regional V

• Território 15: Benfica, Fátima e José Bonifácio.
  • Território 16: Montese, Damas, Jardim América e Bom Futuro.
  • Território 17: Paranqaba, Itaoca e Vila Peri.
  • Território 18: Aeroporto, Vila União e Parreão.

Regional VI

• Território 19: Serrinha, Itaperi e Dendê.
  • Território 20: Parque Dois Irmãos, Dias Macedo, Boa Vista e Passaré.
  • Território 21: José Walter e Planalto Ayrton Senna.

Regional VII

• Território 22: Praia do Futuro I e Praia do Futuro II.
  • Território 23: Cocó, Cidade 2000 e Manuel Dias Branco.
  • Território 24: Salinas, Guararapes e Luciano Cavalcante.
  • Território 25: Edson Queiroz. Sapiranga e Sabiaguaba.

Regional VIII

• Território 26: Aerolândia e Alto da Balança.
  • Território 27: Cidade dos Funcionários, Jardins das Oliveiras e Parque Manibura.
  • Território 28: Messejana, Cambeba e Parque Iracema.
  • Território 29: Lagoa Redonda, Curió, Guajerú e José de Alencar.
  • Território 30: Paupina, São Bento e Coaçu.

Regional IX

• Território 31: Barroso e Cajazeiras.
  • Território 32: Conjunto Palmeiras e Jangurussu.
  • Território 33: Ancuri, Pedras e Santa Maria.

Regional X

• Território 34: Canindezinho, Parque Santa Rosa, Presidente Vargas, Conjunto Esperança, Parque São José, Novo Mondubim e Aracapé.
  • Território 35: Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Jardim Cearense e Mondubim.

Regional XI

• Território 36: Bela Vista, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Panamericano e Pici.
  • Território 37: Autran Nunes, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII e Jóquei Clube.
  • Território 38: Genibaú, Conjunto Ceará 1 e Conjunto Ceará 2.

Regional XII

• Território 39: Bom Jardim, Bonsucesso, Siqueira, Granja Portugal e Granja Lisboa.

Acompanhe a tramitação do projeto na Casa