Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao escritor Assis Almeida

23/10/2018 - Marcelo Raulino

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene nesta terça-feira (23) para a outorga da Medalhas Boticário Ferreira ao senhor Francisco de Assis Almeida Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Edmar Freitas (PRP), através do requerimento 4370/2018 aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio proponente da sessão, no ato […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene nesta terça-feira (23) para a outorga da Medalhas Boticário Ferreira ao senhor Francisco de Assis Almeida Filho. A homenagem foi proposta pelo vereador Edmar Freitas (PRP), através do requerimento 4370/2018 aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio proponente da sessão, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa foi composta pelas seguintes personalidades: Gonzaga Mota, ex-governador do Ceará e presidente da Livraria do Escritor Cearense; Seridião Correia Montenegro, presidente da Academia Fortalezense de Letras; Cilas Falcão, presidente da Associação Cearense de Escritores e José Nazimar Avelino Eugênio, Presidente da Academia Brasileira de Psicólogos Escritores.

O vereador Edmar Freitas saudou os presentes e o homenageado, enaltecendo as qualidades do mesmo e seu trabalho no ramo literário, como editor de livros e fomentador de cultura na capital cearense. “Ele tem sem seu currículo 28 livros publicados e um vasto trabalho na área de docência em nossa capital, além de sua atuação política. Por conta dos mais diversos serviços prestados a nossa cidade, o homenageado desta noite merece receber a Medalha Boticário Ferreira, a maior comenda desta augusta Casa do povo”, destacou o parlamentar.

Após receber a comenda, Assis Almeida, agradeceu a iniciativa do vereador Edmar Freitas e o apoio unânime dos vereadores da Casa. Disse que em toda sua trajetória, Deus tem orientado sua vida e ensinado todos os dias, sóbrios dias, o caminho da humildade e da perseverança. Afirmou que de tantos títulos que recebeu, considera a Medalha Boticário Ferreira a mais importante. “É o reconhecimento dos tantos anos de luta no meio editorial, no meio das pessoas e dos meus amigos. Ser psicólogo também é uma das coisas mais importantes do ser humano, tem uma tarefa difícil, tem que ser desempenhada com compreensão”, frisou.

Pontuou que o celebre presidente norte-americano Abraham Lincoln, disse ao ver como era recebido pelo povo o benemérito de determinada cidade: gosto de ver um homem que se orgulha de sua terra, e gosto muito do homem que sua terra costuma orgulhar-se. “Essa assertiva retrata bem essa homenagem que recebo hoje. Pois amo essa cidade e me sinto amado por ela. Essa reciprocidade é cheia de ternura e amor. Concluo dedicando a todos vocês a medalha Boticário Ferreira, que todos nós lutemos por um mundo de mais igualdade e fraternidade”, finalizou.

Perfil

Francisco de Assis Almeida Filho nasceu em Fortaleza, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Empresário gráfico há mais de trinta anos, é também escritor, desde 1999, com a Enciclopédia de Política Cearense, em coautoria com Fernando Pontes. Em 2004, apresentou ao mercado literário cearense Histórias Interessantes, coletânea de pequenas narrativas edificantes, que servem de sinalização para as mais variadas opções de vida. O sucesso foi tamanho, que deu origem a uma coleção, com os volumes 2 e 3. É autor de Histórias que motivam, Eu, Nasrudin, Os contadores de histórias, e, em 2010, lançou Como escrever e publicar um livro. Organizador de Fábulas de Esopo 1 e 2, gostou tanto do universo infantil, que escreveu Tati e seu amigo diferente.

Desde a mais tenra juventude, Assis Almeida mostra interesse pela natureza humana e isto tornou-se tão latente que o fez enveredar pela Programação Neurolinguistica – PNL; o autor é practitioner, trainer e master em PNL. Formando em Psicologia na UNIFOR. Na área de conhecimento e desenvolvimento pessoal lançou o Dicionário Técnico de Programação Neurolinguística – PNL e A Magia das Perguntas (coautoria com Magui Guimarães).

É facilitador de oficinas na área humana em diversas instituições de ensino ou filantrópicas, dentre as quais destacamos: Lions Clube Jangada, Universidade Sem Fronteiras; como contador de histórias não consegue declinar de um convite para incentivar a leitura, onde quer que seja. Prêmios e títulos literários: “Mérito ao Educador”, concedido pelo Colégio Santa Cecília, “Honra ao Mérito” oferecido pela Biblioteca Moisés Pimentel, Prêmio “Amigos da Poesia”, pelos cento e sessenta anos do Liceu do Ceará, “Mérito Chocalheiro – Ação Poética Hoje”. É membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – AMLEF. É presidente de honra da Associação Cearense de Escritores.