Câmara presta homenagem ao protagonismo do jovem cristão pela liberdade religiosa

07/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (6), Sessão Solene, em reconhecimento ao protagonismo ao jovem cristão pela liberdade religiosa. A solenidade foi proposta pela vereadora Príscila Costa (PRTB), através do requerimento 2385/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pela vereadora Príscila Costa, no ato, representando o presidente da CMFOR, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira (6), Sessão Solene, em reconhecimento ao protagonismo ao jovem cristão pela liberdade religiosa. A solenidade foi proposta pela vereadora Príscila Costa (PRTB), através do requerimento 2385/2018, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pela vereadora Príscila Costa, no ato, representando o presidente da CMFOR, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa solene contou com as presenças de Robson Sabino de Sousa, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB – CE e Cândido Alexandrino Neto, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa da OAB – PI.

“Quando vemos o cenário brasileiro nos deparamos com a falta de líderes”, disse a vereadora em sua saudação aos presentes. “Na minha experiência pessoal, pude ser influenciada por uma liderança de um jovem protagonista. Não de um, mais de muitos, os que assumiram a liderança de suas missões evangélicas, nas cidades, para manifestar sua fé, suas crenças e seus valores, com coragem e ousadia. O Evangelho diz que Deus nos dá fortaleza para que tenhamos medo. Eu quero nesta noire reconhecer os jovens que colocaram em sua vida levar o evangelho”, afirmou.

“Ela observou, que falando de liberdade religiosa, parece até que não estamos falando de coisa nossa, pois sempre colocamos o Brasil como pais de liberdade religiosa. Incrível que nos últimos dois anos, tem nos avizinhado certas ideias de restrição de liberdade. Ao lado, na Venezuela, jovens parecidos conosco, o governo quer tornar lideres, alvos de investigação, se eles orarem pela liberdade do povo. Na Bolívia, o líder apresentou o novo código penal, tornando a evangelização crime, com pena de 10 a 12 anos de prisão. Na Nicarágua, o governo disse que a religião é o maior inimigo do governo”, comentou.

“Eu me sinto feliz porque o Brasil ama a fé. Não desperdicei a tua juventude. E nesse momento, eu começo a crer que na juventude há poder, liberdade e força. E esse movimento pode sim trazer esperança para o Brasil. Às vezes, colocamos nossa esperança em políticos, mídia, mas eu creio que essa esperança está nos jovens. É lindo ver os jovens que vou homenagear hoje, tão comprometidos com o evangelho, mostrando o povo que vale a pena”, afirmou.

Em seguida foram prestadas homenagens aos seguintes jovens cristãos protagonistas: Tábita Rebeca Muniz Pinto; Hilkias Alencar Moreira Filho; Rafael Fermanian Munguba; Yago Castro Martins; Ademir Brasil Luz Júnior; Yohan Ignas Baltrusaits; José Nilson Soares Frota Neto; Samuel Asafe Lima de Siqueira; Flávio Barroso Façanha; André Victor Cavalcante Almeida, Samuel Vagner Cavalcante de Almeida e Fabíola Cavalcante de Melo. O sr. José Júlio Martins recebeu em nome de Yago de Castro Martins.

Em seguida, foi concedida a palavra ao senhor Cândido Alexandrino, da Comissão da Liberdade Religiosa da OAB – PI. “Nós devemos ter uma influência expressiva nas esferas da sociedade civil. A Constituição garante que ninguém será privado de seus direitos por motivo de crença política e filosófica. Isto é, pensar e agir baseado nas suas ideias. Temos o livre mercado das ideias. Jesus dizia, venha a nós o vosso reino, seja feita vossa vontade, assim na terra como no céu. Estou feliz em falar para vocês, pois são o futuro. A vereadora Priscila tem uma missão difícil, ela está enxugando gelo, pois quando deixamos de ocupar os espaços, eles ocuparam. Agora estamos correndo para resgatar o tempo perdido,” pontuou

“O chefe do executivo é importante, mas o mais importante ainda são as casas legislativas. Nós precisamos de vocês. No Brasil, não temos violência física contra os cristãos, ainda, mas há de pensamento. Nós não damos muita atenção as imagens, pois somos evangélicos, mas que ela esteja aí, pois representa o nosso princípio cristão. Vocês todos são sacerdotes, não esperem por vossos pastores. Vocês têm uma missão de trazer o reino de Deus para terra. A oração de Jesus dizia “Venha nós o vosso reino”, façamos alguma coisa aqui”, concluiu.

Em seguida, falou Robson Sabino de Sousa, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB – CE. Ele destacou o livro 2 Reis, 6:16, que diz: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Já fui vítima de intolerância, mas resisti. Temos que resistir. Nas redes sociais, por exemplo, não devemos apoiar o que não nos serve, mas aqueles que defendem a liberdade de todos. Se você é corajoso, você impunha a bandeira, se não é, apoia os que tem a coragem. Sou muito grato a vereadora. Às vezes você inicia a caminhada sozinho, mas no caminho vai encontrando os apoios, e eu tenho encontrado”, ressaltou.

Em seguida, a vereadora abriu a palavra para a fala dos homenageados. Hilkias Alencar, foi o primeiro. “O nosso coração é muito grato. Eu estou vivendo um período onde os olhos do senhor está conosco. Quem sabe daqui vão sair os futuros vereadores, deputados, prefeitos, governadores e presidentes. Isso é uma grande responsabilidade. Saímos de um ano, onde mais de 5 mil jovens tiveram a vida ceifada. E este ano pode ser diferente. Para reconstruir os muros de Fortaleza, precisamos de força e essa força somos nos os jovens”, avaliou.

O orador seguinte foi André Victor. “Nesta noite, temos oportunidade de declarar o reino de Deus, honrado e glorificado por entidades espirituais. Nasci 20 agosto de 1987, tive o privilégio de dividir o útero de minha mãe com meu irmão Samuel Wagner. Eu renasci, em 2001 quando conheci um Cristo que mudou minha vida. E hoje, ser homenageado em minha cidade é uma honra. Assim como um rio, correrá por nosso país a graça e o perdão. Quem vai fazer isso é o povo escolhido para fazer a diferença, como sal da terra. Na nossa sociedade alguns nos consideram fundamentalistas, mas sabemos quem somos e para onde vamos”, disse.

A fala seguinte foi do pastor Flávio Façanha, que falou do trabalho na Comunidade das Nações,  com 40 a 45 jovens. “Dá-me 100 jovens que não amem ninguém mais, senão Deus e que não temam nada a não ser o pecado. E com eles vou abalar,” frisou.

Representando as mulheres, falou Tábita Rebeca Muniz. Ela asseverou que tem percebido que o amor e a responsabilidade andam juntos. “Deus tem me amado e eu tenho capacidade de amar outras pessoas, e tenho responsabilidade de fazer isso com outras pessoas. Penso, como alguém que engravida pode matar seu filho. Que a gente não deixe de fazer aquilo que Deus nos colocou para fazer. Como está escrito em Eclesiastes 9:10. “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”, finalizou.

Samuel Wagner foi o orador seguinte. “Deus quer de nós o compromisso. Vocês estão aqui para ser luz, para levar as coisas de Deus par ao mundo. As coisas de Deus não devem ficar escondidas e sim levadas a todos. E agora que lhes coloquei no monte, tratem a brilhar. Quando começamos a pregar, eu e meu irmão aos 15 anos, fizemos porque fomos tomados por Cristo. E devemos levar a palavra a todos, pensando em Cristo e não em fama. João Batista dizia; importa que eu diminua e ele cresça, ao falar de Jesus. Isso que realizamos é para a honra e glória de Jesus. Essa homenagem é um incentivo para que continuemos com esse trabalho, sem nunca nos envergonhar da palavra de Jesus”, arrematou.

Samuel Asafe Lima de Siqueira, que é jornalista, atua na Igreja da Paz fez seus pronunciamento, afirmando ser uma honra enorme e privilégio receber essa homenagem. “Tenho 25 anos. Sou paraense e estou em Fortaleza há 8 anos, Deus colocou um fogo e amor por essa geração. Antes achava que não era digno. Deus disse que não estava querendo pessoas santas, mas disponíveis. Isso marcou um novo ciclo de Deus em minha vida. Somos essa geração que vai mudar o mundo. Tudo que fizemos vai passar, mas aquilo que fizemos por Cristo vai ficar”, revelou.

A vereadora Priscila Costa convidou então para fazer uso da palavra Fabíola Cavalcante Melo, também jornalista. “Ela tem ocupado as redes sociais, a internet de uma maneira muito inteligente e criativa e tem atingido milhões de pessoas, e é muito bom ter uma mulher ocupando esse espaço”, disse. Fabiola disse estar honrada pela oportunidade. Muito me alegro por ser cearense, cristã, mulher, filha de pastor. Que os pais incentivem seus filhos a serem jovens cristãos. Eu creio que vai se levantar uma geração de filhos de pastores, que surgirão empoderados. Eu atuo nas redes sociais. Vemos que onde a Igreja se calou foi onde o diabo mais atuou. Por isso é importante ocupar s espaços. A Internet é uma grande plataforma para o mundo. Quero conclamar o jovem cristão para fazer o Id onde vocês estiverem. Nós somos como jarro de barro com um grande tesouro. Você tem capacidade, faça sua parte!”, detalhou.

Yohan Ignas disse que entrega a honraria ora recebida ao senhor Jesus. “Quando fazemos isso, o sentimento é que ele quer dividir com todos. Quando recebi o convite tive que refletir a palavra protagonismo. Não sou eu que tenho feito todo esse trabalho, é um conjunto, por isso gostaria de dividir essa honraria com todas essas pessoas. Outro sentimento é de gratidão. Que nossa ocupação não seja para nós mesmos, que nossa influência não seja para nós mesmos. Somos chamados para erguermos a nossa voz em nome daqueles que não tem voz. Tudo que seja depositado em nossas mãos possa alcançar a todos”, concluiu. Durante a sessão aconteceram apresentações musicais com artistas jovens em louvor a Deus