Virtualização dos processos trará celeridade e maior transparência ao legislativo

19/09/2019 - Rochelle Nogueira

Em reunião na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente Antônio Henrique (PDT) convidou os 43 vereadores da CMFor com o objetivo de apresentar demandas importantes que envolvem o processo legislativo da Casa, dentre elas: a virtualização dos processos, o regimento interno, ação para o dia do vereador e […]

Em reunião na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente Antônio Henrique (PDT) convidou os 43 vereadores da CMFor com o objetivo de apresentar demandas importantes que envolvem o processo legislativo da Casa, dentre elas: a virtualização dos processos, o regimento interno, ação para o dia do vereador e outras atividades.

Dentre as pautas, o protocolo digital de proposições e virtualização de processos trará maior celeridade, transparência e segurança aos trâmites das mensagens que envolvem o legislativo. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), reforçou o compromisso em dar fluidez e modernidade à Casa. “Na verdade, essa proposta foi apresentada desde que tomamos posse como presidente. Entre as várias ações iniciais, pensamos em implementar o processo de protocolo eletrônico. Reunimos a mesa diretora nesta semana, e hoje fizemos a reunião com todos os vereadores para que eles tomassem conhecimento de como o processo avançou. Queremos implementar ainda neste semestre, e acredito que entre outubro ou novembro, já utilizaremos o novo formato de protocolo. O objetivo é facilitar a vida dos vereadores na hora de encaminhar uma matéria a CMFor”, destacou o presidente.

O coordenador da Tecnologia da Informação da CMFor, Henrique Mota, atentou para as fases de implantação do sistema na Casa e, que, inicialmente, trará benefícios ao ambiente de funcionamento da Casa. “O projeto apresentado hoje é apenas uma das fases do processo de virtualização. Ele tem como consequência a preservação ao meio ambiente, com a não utilização do papel. O processo também trará transparência, celeridade e segurança. Estamos apresentando a primeira parte que é um protocolo digital, seguido das demais fases do processo. Estamos trabalhando em pequenas partes e vendo onde deveremos fazer os encaixes. A priori, a primeira fase funcionará nos próximos dois meses. Acredito que no meio ou até o final do próximo ano estaremos com 100% do sistema implantado. Esse é o nosso objetivo”, disse o coordenador da Tecnologia da Informação.

Na oportunidade, o vereador Benigno Júnior (PSD) parabenizou a iniciativa do presidente Antônio Henrique por trazer inovação ao parlamento municipal. “Quero parabenizar o presidente Antônio Henrique, os servidores e os vereadores que pautaram essa proposta de inclusão do protocolo da Casa aqui na tribuna durante o primeiro semestre deste ano. É importante para a Câmara, para o processo legislativo, para a transparência e para os vereadores e suas assessorias”, disse o parlamentar.

Outro parlamentar que se posicionou a favor da modernização tecnológica, foi o vereador Michel Lins (Cidadania), atentando para o aprimoramento das atividades. “Precisamos estar atualizados com o momento. Hoje a forma como a Câmara atua é de uma forma antiga. Assim como atualizamos o Código da Cidade, também precisamos atualizar a Casa para dar rapidez e transparência. Tudo que a gente precisar mudar, não só no Regimento Interno, mas em outros aspectos que envolvam a Câmara, precisamos fazer”, evidenciou o vereador.

Ainda de acordo com o presidente, quanto ao regimento interno, os vereadores receberam os informes sobre o andamento das reuniões e sobre as contribuições que os parlamentares podem realizar para o aperfeiçoamento do livro.

Fotos: Evilázio Bezerra.