Vereador quer instituir o Projeto Liga de Brigadistas no município de Fortaleza

29/07/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

O projeto de Indicação 107/2019, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), propõe a instituição do “Projeto Liga de Brigadistas” na rede municipal de educação do município de Fortaleza, que terá como objetivos: promover a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino em atividades relacionadas a prestação de primeiros socorros de forma continuada, […]

O projeto de Indicação 107/2019, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), propõe a instituição do “Projeto Liga de Brigadistas” na rede municipal de educação do município de Fortaleza, que terá como objetivos: promover a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino em atividades relacionadas a prestação de primeiros socorros de forma continuada, estimulando o zelo e o cuidado com os demais membros da comunidade; capacitar os alunos para identificar situações de risco e de emergência médica e intervir com os procedimentos adequados de primeiros socorros em cada caso; e ainda, valorizar a atuação dos estudantes na escola, tornando-os protagonistas do desenvolvimento da comunidade escolar.

Para atingir esses objetivos, o Poder Público deverá capacitar alunos voluntários da rede pública municipal de ensino em noções básicas de primeiros socorros. A capacitação será realizada mediante curso semestral de primeiros socorros, ministrado por entidades municipais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial a população, sem prejuízo das atividades escolares ordinárias;

Conforme a norma, os conteúdos do curso de capacitação em primeiros socorros abrangerão a parte teórica e prática, incluindo, dentre outros, treinamento para desobstrução de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, identificação de situações de emergências e números de telefone dos serviços públicos de atendimento de emergência, e serão condizentes com a faixa etária dos alunos voluntários.

Os alunos que participarem das atividades de capacitação receberão certificado conferido pelo Poder Público Municipal e serão integrados a Liga de Brigadistas, podendo usar distintivo próprio que os identifique na comunidade escolar. A proposta indica, ainda, que o “Projeto Liga de Brigadistas” será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Em sua justificativa, o vereador Jorge Pinheiro destaca que a educação para a saúde é um meio de proporcionar o pleno uso de conhecimento e habilidades básicas em beneficio do bem-estar próprio e do desenvolvimento da comunidade, desde que estimule a busca por autonomia e comprometimento no cuidado de si e do próximo. Nessa categoria se inclui o preparo para lidar com situações de urgência e emergência por meio de medidas de primeiros socorros.

“A incorporação de noções básicas de primeiros socorros na formação dos alunos da Rede Municipal de Ensino tem o condão de preparar, desde cedo, crianças e adolescentes para enfrentar os desafios que situações de emergência médica possam suscitar, aumentando seu senso de responsabilidade e constituindo um conhecimento que lhes servirão para o resto de suas vidas”, pontua.

Segundo o parlamentar, o desconhecimento de manobras básicas e o despreparo psicológico para situações de risco, podem acarretar danos ainda maiores, como o estado de pânico ao ver o acidentado. Já a manipulação incorreta da vítima pode levar a complicação do seu quadro, aumentar o seu sofrimento ou ate mesmo levá-lo a óbito. “Quanto mais cedo os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino forem, nos limites de suas capacidades de compreensão e atuação, preparados para lidar com situações como essas, maiores as chances de, no futuro, agirem correta e efetivamente em caso de necessidade”, avalia.

Por fim, Pinheiro observa que o “Projeto Liga de Brigadistas” pretende promover a participação dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino em atividades relacionadas a prestação de primeiros socorros, ao mesmo tempo em que estimula o zelo e o cuidado com os demais membros da comunidade, aumentando o senso de responsabilidade e pertencimento de cada aluno.

Foto: Érika Fonseca