Vereador propõe a criação do Museu do Futsal Cearense

15/07/2019 - Silmara Cavalcante

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de indicação n° 222, de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD), que propõe a criação do Museu do Futsal Cearense no Ginásio Aécio de Borba, localizado no bairro Benfica. O parlamentar justifica sua proposição, ressaltando que o futsal cearense merece imortalizar todas as conquistas e preservar sua […]

O parlamentar justifica sua proposição, ressaltando que o futsal cearense merece imortalizar todas as conquistas e preservar sua memória. “Com fortes raízes em Fortaleza e em todo o estado do Ceará, o futsal é um esporte que trouxe muitas conquistas para o desporto brasileiro e revelou craques inesquecíveis, como Leonel, Branquinho, Beto Santana, dentre outros, destaca.”

A indicação do Ginásio Aécio de Borba para abrigar o Museu de Futsal do Ceará foi feita, segundo Benigno, por que o equipamento durante toda sua existência foi utilizado principalmente para a prática do futsal. Atualmente o Ginásio é sede do Sumov Atlético Clube.

“Diante da relevância desta praça esportiva (Ginásio Aécio de Borba) e de seu papel fundamental no desenvolvimento e prática do futsal em nossa Capital, somada à perspectiva de requalificação do ginário por parte da Prefeitura, consideramos importante agregar valor a essa iniciativa e incluir a implantação do Museu do Futsal Cearense, com o intuito de resgatar e valorizar a memória do futsal”, afirmou Benigno.

Ginásio Aécio de Borba

O Ginásio Aécio de Borba recebeu esse nome em homenagem a Aécio de Borba Vasconcelos, o cearense presidente da Confederação Brasileira de Futebol de salão (CBFS) quando de sua fundação, em 1979. O ginásio recebeu partidas das principais competições estaduais e nacionais, como o Campeonato Cearense de Futsal e a Liga Brasileira de Futsal. Possui capacidade para 2.500 pessoas e foi inaugurado em 17 de outubro de 1982.

O projeto de indicação nº 222/2019 encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa aguardando designação de relator. Confira a tramitação da matéria clicando aqui.

Foto: Érika Fonseca