Vereador Dr. Porto propõe criação do monumento Fortaleza de Iracema

23/01/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Com o objetivo de criar um símbolo que identifique a cidade de Fortaleza, bem como um espaço de utilização cultural e histórico, integrando-se numa área de fomento ao turismo e lazer, o vereador Dr. Porto (PRTB), apresentou o projeto de indicação 07/2020, autorizando o Poder Executivo municipal a construir no final do espigão da Praia […]

19.12.2019

Com o objetivo de criar um símbolo que identifique a cidade de Fortaleza, bem como um espaço de utilização cultural e histórico, integrando-se numa área de fomento ao turismo e lazer, o vereador Dr. Porto (PRTB), apresentou o projeto de indicação 07/2020, autorizando o Poder Executivo municipal a construir no final do espigão da Praia de Iracema, localizado na Rua João Cordeiro, o monumento “Fortaleza de Iracema”, bem como a requalificação urbana de todo o espigão.

O monumento, conforme o projeto, será no formato de torre com quatro andares, em estilo medieval, tendo no topo a estátua da Índia Iracema. Os níveis de elevação da torre serão divididos e ocupados, da seguinte forma: o nível 1, será uma área reservada ao museu, onde serão expostas as obras de artistas brasileiros, dando maior espaço as de origem cearense e nordestina, que venham retratar a história e costumes do povo fortalezense; o nível 2, será reservado para lojinhas de souvenirs, onde serão comercializados objetos que resgatem a memória da cidade e que estejam relacionados ao destino turístico, como forma de fomentar e desenvolver a atividade econômica.

O nível 03, por sua vez, será reservado aos restaurantes e cafeterias para que as pessoas possam ter momentos especiais e inspiradores, sempre com um cardápio exclusivo de produtos e serviços da famosa culinária cearense, além de propiciar um mix com a culinária nacional e internacional e o nível 04, será um mirante, ponto elevado que disporá de pedestal, onde será erigido o monumento de Iracema (ícone de Fortaleza), propiciando aos visitantes uma visão panorâmica de toda a orla marítima da cidade de Fortaleza.

Conforme a proposta, a requalificação do espigão contemplará piso intertravado, iluminação em LED, grades de proteção por toda sua extensão, academia de ginástica ao ar livre, estação de bicicletas compartilhada, parquinho infantil e ferramentas afins. “Ao sugerir a construção desta Fortaleza, no espigão da Praia da Iracema, que possui em sua extensão 750 metros de mar adentro, a intenção é de aproveitar o espaço e localização estratégica do corredor, já que de lá podemos vislumbrar qualquer parte da orla marítima da cidade, desde a Barra do Ceará até o Cais do Porto, e atualmente encontra-se praticamente abandonado. Muito além da visibilidade que a ‘Fortaleza de Iracema’ dará a nossa cidade, também será um ambiente de interesse de visitação turística e lazer, visto que no mesmo espaço pretende-se instalar em seus andares, museu, lojas, cafeterias, bares e restaurantes”, pontua o vereador na sua justificativa.

Foto: Érika Fonseca