Tribuna Livre apresenta Distrito de Inovação voltado para a área da saúde

17/10/2018 - Silmara Cavalcante

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu o médico e presidente do ICM (Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues), Carlos Roberto Martins Sobrinho, para a apresentação do projeto que cria o Distrito de Inovação voltado para a área da saúde no bairro Porangabussu e ressalta a revitalização da Lagoa […]

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Câmara Municipal de Fortaleza recebeu o médico e presidente do ICM (Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues), Carlos Roberto Martins Sobrinho, para a apresentação do projeto que cria o Distrito de Inovação voltado para a área da saúde no bairro Porangabussu e ressalta a revitalização da Lagoa como condição para a transformação daquela área.

A iniciativa foi do vereador Paulo Martins (PRTB) por meio do requerimento n° 1658/2018, que permitiu ao médico a utilização da Tribuna Livre, um espaço cedido pelo Legislativo Municipal aos cidadãos e entidades que desejam se pronunciar oficialmente acerca de um tema de interesse da comunidade.

O Distrito de Inovação é uma espécie de cidade compacta que reúne diversas instituições e empresas de um determinado setor da economia, o que gera uma região propícia ao desenvolvimento de ideias, tecnologias, produtos e serviços. Ele será instalado no bairro Porangabussu, que já sedia os cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará, cinco hospitais e um hemocentro. O projeto visa transformar a área nos próximos 15 anos.

Dr. Carlos Roberto, mais conhecido como Dr. Cabeto, destacou durante sua explanação que o projeto discute uma série de mudanças conceituais e que se faz necessária a adesão da sociedade e da Câmara Municipal de Fortaleza que legitima o processo.

“Nós esperamos o apoio de cada unidade da sociedade. Nós queremos um movimento que integre as universidades, o Estado, Município e a Câmara Municipal. É importante que saibamos que essa é uma construção contínua e que estamos trazendo um modelo que existe de forma diferente em vários lugares do mundo. São 70 distritos de inovação espalhados e devemos customizar para a realidade cearense. Nossa ideia é que o lugar se torne referência na produção de conhecimento”, pontuou o presidente do ICM.

A proposta é uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e ICM.

Revitalização da Lagoa do Porangabussu

Dr. Cabeto observou que durante os estudos para a criação do Projeto foi constatado a importância da revitalização da Lagoa do Porangabussu para a transformação da área em um polo de ensino e pesquisa em saúde e assistência à população.