Título de Eleitor: Legislativos Municipal e Estadual mobilizam cidadãos sobre cadastro biométrico

12/08/2019 - Adriana Albuquerque

Neste ano de 2019 Fortaleza iniciou com a biometria obrigatória para os seus eleitores. Para continuar exercendo os seus deveres como cidadão e ter acesso a direitos básicos, a população deve realizar o cadastramento biométrico junto aos Postos de Atendimento do TRE/CE. A importância de mobilizar os eleitores em torno da obrigatoriedade de atualizar o […]

A importância de mobilizar os eleitores em torno da obrigatoriedade de atualizar o título de eleitor vem sendo tratada constantemente na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza, que nesta terça-feira (13), realizam audiência pública conjunta sobre a temática. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnicas Permanentes da Assembleia a partir das 14h30.

No dia 7 de agosto, o TRE inaugurou um posto de atendimento ao eleitor na Assembleia Legislativa, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado.

Biometria na capital

O cadastro biométrico em Fortaleza segue até o dia 29 de novembro de 2019, e após esse prazo os documento sem atualização serão cancelados. Com o cancelamento do título o eleitor ficará impedido de:

– votar;
– inscrever-se ou receber o Bolsa Família;
– emitir passaporte;
– fazer matrícula em instituições públicas de ensino;
– contrair empréstimos em bancos oficiais;
– tomar posse em cargo público;
– receber salário (se for servidor público).

O eleitor pode agendar o atendimento pelo número 148 ou através do site do TRE.

Postos de atendimento

De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10 às 17h:

• Posto do Via Sul Shopping;
  • Posto do Shopping Parangaba;
  • Posto do Shopping Benfica;
  • Posto do North Shopping Jóquei;
  • Posto do Shopping Riomar Fortaleza;
  • Posto do Shopping Iguatemi;
  • Posto do Shopping Riomar Kennedy.

De segunda a sexta, das 8 às 17h:

• Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema;
  • Centro de Cidadania e Direitos Humanos, no Conjunto Ceará (Av. Alanis Maria Laurindo de Oliveira, 461);
  • Vapt Vupt de Messejana;
  • Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
  • Unidade Móvel no Fórum Clóvis Beviláqua;
  • Posto do Parque das Crianças;
  • Posto na Universidade Estadual do Ceará;
  • Posto na Assembleia Legislativa.

Serviço:

Audiência Pública na Assembleia Legislativa
Data: 13 de agosto de 2019 (terça-feira)
Hora: 14h30
Local: Complexo de Comissões Técnicas Permanentes Assembleia Legislativa do Estado do Ceará