Termo que garante a transferência da Câmara Municipal para o Lord Hotel será assinado nesta sexta-feira (10)

12/12/2019 - admin

O termo de cessão de uso que garante a transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o edifício que abrigou o antigo Lord Hotel, localizado no Centro, será assinado nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição. Participam da solenidade o presidente da Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito […]

O termo de cessão de uso que garante a transferência da Câmara Municipal de Fortaleza para o edifício que abrigou o antigo Lord Hotel, localizado no Centro, será assinado nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição. Participam da solenidade o presidente da Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT), o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

A cessão do edifício já havia sido autorizada pela Assembleia Legislativa do Ceará no dia 21 de novembro, quando foi aprovado o projeto de lei 96/2019 que permitiu a instalação da nova sede da Câmara Municipal de Fortaleza no prédio pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de renovação. Como o edifício é uma propriedade do Governo do Estado, o legislativo estadual teve que autorizar o uso. A assinatura do termo pelo governador Camilo Santana oficializa a cessão de uso e encerra mais uma etapa para a transferência do Legislativo Municipal para o Centro de Fortaleza.

O projeto arquitetônico da nova sede também foi aprovado, no dia 5 de dezembro, pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). O aval é necessário para que sejam iniciadas as obras no local, uma vez que o prédio encontra-se em processo de tombamento.

A transferência da Câmara Municipal para o antigo Lord Hotel é debatida pelos vereadores desde 2015, quando foi lançada a proposta de instalação da nova sede. Foi na gestão de Antônio Henrique (PDT) que o projeto conseguiu avançar, a partir de articulação do presidente com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.