Solidariedade: Legislativo entrega doação de leite e brinquedos ao Iprede

13/01/2020 - Anna Regadas

Com o olhar voltado para as crianças, o Legislativo Municipal tem realizado alguns projetos com a participação da sociedade civil e do Poder Público, a fim de garantir os direitos dos pequenos e seu desenvolvimento como ser humano.  A ação mais recente contou com a sensibilização do quadro de servidores da Câmara, que doou leite […]

Com o olhar voltado para as crianças, o Legislativo Municipal tem realizado alguns projetos com a participação da sociedade civil e do Poder Público, a fim de garantir os direitos dos pequenos e seu desenvolvimento como ser humano.  A ação mais recente contou com a sensibilização do quadro de servidores da Câmara, que doou leite e brinquedos no Natal Solidário para ajudar crianças atendidas pelo Instituto da Primeira Infância (Iprede). A entrega do material foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, pelo presidente Antônio Henrique (PDT).

Na ocasião, o presidente do Iprede, Dr. Sulivan Mota conduziu todos para uma visita às dependências da instituição e explicou os serviços que são oferecidos. A instituição, que até então prestava atendimento às crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social conta agora com a Unidade Conecta. O novo espaço, inaugurado em novembro de 2019, atende crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), que residem em Fortaleza.

A unidade disponibiliza, através dos SUS, as especialidades de: Neuropediatria, Psiquiatria Infantil, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Musicoterapia, Integração Sensorial e Pedagogia, além de grupo com pais.

As crianças são encaminhadas pela unidade básica de saúde, e passam por uma triagem, com auxílio de médicos e uma equipe multidisciplinar. Caso os critérios de diagnóstico sejam atendidos é que iniciam seu tratamento na unidade. Segundo o Dr. Sulivan, o Sistema Único de Saúde só permite o atendimento de 180 crianças pelo Conecta, mas a capacidade do equipamento é para 600.

Durante a visita, o presidente do Iprede também destacou a importância da parceria com o Legislativo Municipal. “A Câmara tem ajudado de forma muito profunda a primeira infância, seja através da implantação de políticas públicas como também de projetos, e exemplo disso são os três programas voltados para a criança e o adolescente que o Legislativo desenvolve”, apontou Sulivan fazendo menção ao Selo Amigo da Criança e do Adolescente, ao Infância Protegida e ao Movimento Vidas.

O presidente ainda citou a aprovação de um projeto de autoria do Executivo, que autoriza a concessão de terreno localizado no Parque Manibura ao Iprede. “No final do ano passado foi aprovado esse projeto pelo empenho pessoal do presidente Antônio Henrique e a compreensão dos vereadores da necessidade que temos de ampliar o atendimento da primeira infância”, afirmou.

O Iprede atende atualmente cerca de 1.350 crianças por mês, mas com o novo terreno poderá aumentar esse número. A proposta inclui a construção de novos consultórios e a ampliação dos serviços prestados a comunidade através da inclusão de atividades de esporte, de amostras de arte e cultura, bem como a prevê a criação do museu da primeira infância.

Dr. Sulivan agradeceu aos servidores pela doação e aos parlamentares pela aprovação do projeto. ” A gente fica muito feliz de saber que foi uma mobilização de toda a casa e isso significa a conscientização. Então quero aqui agradecer a todos na pessoa do presidente, que tem tido esse compromisso com as nossas crianças”, finalizou.

Emocionado com o trabalho desenvolvido pela instituição, o presidente Antônio Henrique falou sobre a alegria de poder contribuir através da sensibilização dos servidores, mas também através de projetos e ações do Legislativo Municipal voltadas para a primeira infância.

“Conhecemos a história e sabemos da seriedade do trabalho que o Iprede realiza para as pessoas que mais precisam e como cidadão e presidente do Legislativo Municipal sempre vamos ser sensíveis às causas que envolvem as nossas crianças. Estar hoje aqui entregando o que foi arrecadado é motivo de muita alegria e felicidade, pois estamos dando a nossa contribuição para esse trabalho que é tão necessário”, destacou o presidente.

Antônio Henrique ainda ressaltou as ações que a Câmara vem desenvolvendo durante a sua gestão voltadas para as crianças e adolescentes. “Em 2019 nós projetamos e trabalhamos em cima de três projetos, que inclusive vamos dar continuidade agora em 2020. São eles; Selo Amigo da Criança e do Adolescente, que visa combater a exploração sexual infantil; o Infância Protegida que promove a capacitação de agentes para atuar nesse enfrentamento; e por último o Movimento Vidas que trabalha a prevenção ao uso de drogas”, relatou.

Foram doados 127 brinquedos e 74 pacotes de leite. A entrega contou com a presença da chefe de gabinete, Waldenia Barbosa, da Ouvidora da Câmara, Carolina Feitosa,  do coordenador do Cerimonial da Câmara, Washington Luiz e do Diretor da Agência Fortaleza, Marcelo Lino.

Sobre o IPREDE

Fundado em 1986, o Instituto de Prevenção da Desnutrição e da Excepcionalidade começou sua trajetória histórica em consonância com a necessidade de prevenir e tratar crianças com desnutrição infantil. Com a redução dos quadros de crianças desnutridas no Ceará, o olhar do Iprede se expandiu para estimular o crescimento saudável das crianças.

Além de promover a integração entre mãe e filho, a instituição possibilita a transformação social da família mediante a realização de cursos  a profissionalizantes em parceria com o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e Pronatec.

Desde novembro de 2019, a instituição iniciou o atendimento especializado de crianças até 12 anos portadoras do Transtorno do Espectro Autista. As crianças acolhidas pela entidade recebem atendimento com enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Fotos: Mateus Dantas