Solenidade destaca luta em defesa da democracia com entrega da Medalha Wanda Sidou

30/08/2019 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 30, sessão solene para a entrega da Medalha Wanda Sidou, a Inocêncio Rodrigues Uchôa, Mário Miranda de Albuquerque, Valdemar Rodrigues Menezes, Maria Ruth Barreto Cavalcante e in memoriam a Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira. A solenidade, proposta pelo vereador Ronivaldo (PT), evidenciou a trajetória […]

30.08.2019

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, 30, sessão solene para a entrega da Medalha Wanda Sidou, a Inocêncio Rodrigues Uchôa, Mário Miranda de Albuquerque, Valdemar Rodrigues Menezes, Maria Ruth Barreto Cavalcante e in memoriam a Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira. A solenidade, proposta pelo vereador Ronivaldo (PT), evidenciou a trajetória dos homenageados em defesa da democracia, e fez alusão aos 40 anos da Lei da Anistia.

A Medalha Wanda Sidou tem como objetivo reconhecer as personalidades que se destacaram por suas ações e serviços na defesa da democracia lutando pela anistia política no Brasil, pela memória e verdade. É a primeira vez que a Câmara Municipal realiza a entrega da comenda, desde que foi instituída pelo ex vereador Acrísio Sena, em 2011.

O autor da homenagem, vereador Ronivaldo (PT) destacou a honra em poder conceder a medalha como um reconhecimento da luta dos homenageados durante o Regime Militar em defesa da democracia, contra o autoritarismo e contra a intolerância. “Estou muito honrado de poder propor essa homenagem e aqui não se trata mais de uma iniciativa do nosso mandato e sim da Câmara Municipal, pois foi aprovado por unanimidade. São lutadores que se manifestaram contra o regime militar e que merecem toda a nossa reverência”, afirmou.

O parlamentar também lembrou o episódio, no qual o presidente Bolsonaro afirmou saber como Fernando Santa Cruz havia sido morto, insinuando que o militante teria sido assassinado pelos próprios colegas. O fato foi desmentido por documentos oficiais, que revelam que Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, foi morto por agentes do Regime Militar. Na ocasião, a sua família foi representada pelo Conselheiro Federal da OAB, Dr. Hélio Leitão.

Após a entrega da Medalha Sidou, o homenageado Inocêncio Uchôa, preso político na época da ditadura militar, falou em nome de todos. Inocêncio Rodrigues Uchôa foi representado gratuitamente pela advogada Wanda Sidou e agradeceu emocionado a honraria.

O homenageado relatou os momentos vividos ao lado de colegas universitários, que tiveram suas matrículas cassadas pelo reitor e foram perseguidos por denunciarem o fechamento dos diretórios acadêmicos e se manifestaram contra o AI-5 (golpe do regime militar).

“O reitor cassou a nossa matrícula, e fomos todos para a clandestinidade e decidimos que voltaríamos na abertura das aulas denunciando o AI-5, o fechamento dos diretórios e a cassação da nossa matrícula. Nós fomos sequestrados, presos e levados para os quartéis, e ali permanecíamos sofrendo todo tipo de tortura. A história está ai para mostrar, foi uma barbárie e a gente não pode deixar que volte”, ressaltou Inocêncio.

Ronivaldo encerrou a solenidade informando que durante toda a semana estão sendo realizadas atividades alusivas aos 40 anos da Lei da Anistia. De acordo com o parlamentar, hoje às 14 horas, a Câmara Municipal irá promover, um ato aula sobre o tema. A iniciativa é da vereadora Larissa Gaspar (PT).

A mesa solene contou com a presença do Conselheiro Federal da OAB, Dr. Hélio Leitão, do Dr. Moésio Mota, representando a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, do Dr. Kennedy Linhares, representando a Comissão Especial Wanda Sidou do Governo do Estado, e da professora Lúcia Alencar, representando a Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado.

Solenidade de entrega da medalha Wanda Sidou

Foto: Érika Fonseca