Socialista propõe discutir nova tecnologia adotada pelo sistema de transporte público

07/11/2018 - Silmara Cavalcante

O vereador Josenias Gomes (PCdoB) também utilizou o tempo do Pequeno Expediente, nesta quarta-feira, 7, para se solidarizar com os motoristas e cobradores de Fortaleza que estão protestando contra uma nova tecnologia adotada por empresas do transporte público. A tecnologia poderá ser implantada em linhas capital e Região Metropolitana e o projeto visa testar o […]

O vereador Josenias Gomes (PCdoB) também utilizou o tempo do Pequeno Expediente, nesta quarta-feira, 7, para se solidarizar com os motoristas e cobradores de Fortaleza que estão protestando contra uma nova tecnologia adotada por empresas do transporte público. A tecnologia poderá ser implantada em linhas capital e Região Metropolitana e o projeto visa testar o equipamento para maior agilidade nas viagens.

O vereador justificou que foi procurado por entidades de classe preocupados com uma possível demissão em massa e anunciou que protocolará um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para discutir o tema.

Para Josenias, a medida sem discussão previa com os trabalhadores e a população é um “desrespeito”. Ele ainda afirmou que a iniciativa também fere a Lei Orgânica do Município. “A medida carece de uma discussão aprofundada, pontuou o vererador.

Para o Sindicato dos Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), o processo pode dificultar o embarque dos passageiros, além da possibilidade de acidentes, uma vez que o cobrador auxiliar o motorista na descida dos usuários.

Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) não fala em demissões e garante que a linha de ônibus em fase de testes só aceita pagamento eletrônico (com vale-transporte, bilhete único ou carteirinha de estudante com crédito), o que descarta a dupla função do motorista.

Foto: Érika Fonseca.