Sessão Solene presta homenagem aos 35 anos da Comunidade Recado

22/05/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (22), para homenagear os 35 anos da Comunidade Recado. A solenidade foi proposta através do requerimento 113/2019 de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, no ato representando o presidente da […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (22), para homenagear os 35 anos da Comunidade Recado. A solenidade foi proposta através do requerimento 113/2019 de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene contou com as presenças: do deputado estadual Delegado Cavalcante; Ariciana Pinto Pinho Matias, moderadora geral da Comunidade Recado; Josilene Pinto, membro do Governo Geral; Amanda Barbosa Rodrigues, responsável local da missão de Fortaleza-Ceará; Marlos Rebouças, diácono e membro da Aliança; Cristiano Ferreira Pessoa, do movimento Folcolares, presidente da Famec; Afonso Ibiapina, grande servo de Deus, representando a Renovação Carismática Católica.

O vereador Jorge Pinheiro ressaltou que só pelos festejos de 35 anos, a solenidade já valeria, mas também é um momento de reconhecer o trabalho que a comunidade realiza, que tanto Fortaleza necessita, que é evangelizar. “Precisamos de vocês da comunidade Recado. Que vocês sejam fiéis ao carisma, que vivam o chamado para transbordar o amor em Fortaleza, para dar o recado, pois o povo está sedento de amor, de fraternidade, de Deus. Esse momento é de nos alegrarmos e felicitarmos, mas também é o momento de renovar o compromisso de vocês, de anunciar aquele que pode dar a satisfação plena ao homem, que é Jesus. Grato pela doação de vida, pelos sacrifícios que não cessam pela vida, que é cantada e pelo recado dado por vocês. Deus os abençoem!”

Ariciana Pinto destacou o início da comunidade. Segundo ela, o papa João Paulo II falou para oito jovens do outro lado do mundo que se reuniram com o desejo de criar um grupo para evangelizar por meio de música dando sua benção ao trabalho. “Assim surgiu o grupo Recado, na Paróquia São Vicente de Paula, em Fortaleza. O papa disse que os jovens foram chamados para testemunhar o Cristo. As palavras encaixam-se perfeitamente nos anseios do pequeno grupo no desejo de evangelizar o mundo com música cristã. Essa nova forma de ver, executar e enriquecer a música levaria a uma maior exaltação a Nosso Senhor Jesus Cristo,” revelou.

“No começo participávamos de festivais de músicas, celebrações e liturgias. Entre 1995 a 1997 gravamos três fitas cassetes, com músicas que eram verdadeiros agentes de promoção da vida, músicas como; Um tal Jesus; Dureza da Vida e Rumo Certo, fizeram parte da vida de muita gente. Gravamos nosso primeiro disco, com apoio de algumas pessoas. Com esse trabalho muitas pessoas foram levadas a desistir do suicídio para a conversão e vida de santidade. O Carisma é ser recado de boas notícias para o mundo. A missão é levar ao mundo a cultura católica, que é a evangelização para a salvação das almas. Com isso, descobrimos o poder da música e da vida comunitária”, frisou.

Em seguida falou Cristiano Pessoa que destacou que o FAMEC – Fórum Arquidiocesano de Movimento Eclesiais, foi concebido pelo arcebispo Dom José Antônio, com o objetivo é unir os vários carismas. “Estamos em Fortaleza, que é um ponto de referência, celeiro de novas comunidades. Temos a experiência do Condomínio Espiritual Uirapuru, único no mundo que reúne cada carisma. Participo do Folcolares e estou aqui há três anos, é uma alegria estarmos aqui pois aprendemos muito com o carisma do Recado”, disse.

O deputado Delegado Cavalcante enalteceu o trabalho da comunidade em evangelizar tantas pessoas a terem uma vida mais correta. Destacou, que sendo da segurança pública, participa do Terço do Homens e é testemunha do que as comunidades fazem pela população, e de graça. “Muitas delas com pires na mão, com dificuldades financeiras e agente vê governos gastando com tanta besteira. Se esse dinheiro fosse investido nas comunidades, teríamos um Brasil melhor. Quantas pessoas foram tiradas do precipício pela Comunidade Recado? Fico muito satisfeito de participar desse ambiente de paz. Parabéns a vocês pelo trabalho de evangelização através da arte”, concluiu.

Representando a Renovação Carismática Católica, Afonso Ibiapina disse que o clima de santidade é devido a presença de tantos irmãos. “Que esse clima permaneça aqui. Comecei em 1979 minha caminhada na Igreja. Em 1980 tivemos o Congresso Eucarístico com o Santo João Paulo II. Naquela época, os jovens como eu amavam os Beatles e os Rolling Stones e passaram a amar a geração João Paulo II. O papa dizia que a comunidade Recado, que é um termo pequeno, quando vem com o poder e unção de Deus, tem o poder de transformar e salvar vidas. Por isso, estamos aqui comemorando as bodas de coral. Graças a Deus testemunhei a criação de todas as comunidades de Fortaleza. Hoje vemos a renovação das comunidades, pois serão os jovens que mudarão esse país”, asseverou.

Já Marlos Rebouças falou do seu desempenho no diaconato em uma paróquia em Fortaleza. Disse que ao comemorar o dom do recado faz uma viagem ao passado para ver como o carisma atuou em sua vida. “Há 20 anos tive experiência com Cristo ressuscitado que mudou minha vida e me trouxe aqui. Me fez abandonar muitos tesouros por um tesouro maior que é Cristo. Hoje como servo, vejo a necessidade dos carismas para transformar vidas, como fizeram com a minha,” detalhou.

Em seguida, o vereador Jorge Pinheiro fez a entrega de certificados pelos 35 anos da Comunidade Recado às seguintes personalidades: Marcos Morais; Luciana Fontenele e Alex Mota, que receberam representando a Missão São Paulo; Marcelo Oliveira; Cicero Saraiva e Sinara Saraiva; Terezinha Gomes da Silva; Padre Ivan Dias, representado pela senhora Amanda Rodrigues; Marlos de Oliveira; Egine Tosadori, da Missão Tatui/SP, que foi representada por Ana Tábata de Oliveira de Aguiar Façanha; Alexandre Santos, da missão Toulon França representado por Márcio Pavel e o casal Ana Cristina e Otávio Henriques.

Em nome dos homenageados falou o casal Ana Cristina e Otávio Henriques. “Nesse período muitas coisas foram conquistadas a comunidade precisava imprimir seu carisma no coração dessa cidade. Se passar o recado de Deus para muitos que se afastaram de Deus, estamos fortalecendo a fé. Esse trabalho foi inspiração para outras comunidades. Não foram poucas realizações pertinentes aos jovens, masa vieram outras necessidades que precisavam ser atendidas. Nossas famílias se juntaram a eles para o enriquecimento da sua missão. A comunidade atendeu o chamado de Deus, na sua missão de ensinar o amor e o fim das ideologias do materialismo, do individualismo que destrói a esperança da vida eterna. Com a arte esses jovens formaram outros pelo amor, em suas letras e composições musicais”, argumentou.

A sessão foi concluída com a apresentação de um vídeo sobre a Comunidade Recado e uma apresentação musical.

Comunidade Recado

A Comunidade Recado é uma Associação Privada de Fiéis Leigos, fundada em 10 de maio de 1984, em Fortaleza, por Luiz do Rêgo Carvalho Júnior. Além de sua presença em Fortaleza, com a Casa Mãe, também estão em duas frentes de missão no estado de São Paulo: uma em Tatuí e outra na capital. No exterior, estão presentes na Casa de Missão de Toulon, na França. Em setembro de 2003 foi fundado o Centro de Ecodesenvolvimento Social Arte pela vida que atende dezenas de crianças e jovens gratuitamente com aulas de artes em sua sede própria na cidade de Tatui/SP e em outras localidades

Fotos: André Lima