Sessão Solene homenageia os 48 anos da Cagece

30/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (30), Sessão Solene para homenagear a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), fundada em 20 de julho de 1971. A solenidade foi proposta através do requerimento 1208/2019, de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (30), Sessão Solene para homenagear a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), fundada em 20 de julho de 1971. A solenidade foi proposta através do requerimento 1208/2019, de autoria do vereador Benigno Júnior (PSD), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, a homenagem busca exaltar a história e o trabalho da Cagece em prol dos cidadãos cearenses.

A sessão foi presidida pelo vereador Benigno Júnior, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra contou com a presença de Neuri Freitas, presidente da Cagece; do assessor de comunicação social representando a Casa Militar do Estado, Cel. Pontes; superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBfor), Régis Rafael Tavares da Silva; secretário-executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa; ex-vereador e ex-deputado estadual Paulo Facó; representando os homenageados, Suely Lima Alexandre e pelo Comitê de Auditoria da Cagece, Clara Germano.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Benigno Júnior, disse que a Câmara Municipal de Fortaleza, a Casa do Povo, orgulhosamente realiza a solenidade em homenagem à Cagece, por seus relevantes serviços prestados a população de Fortaleza e do Estado. “Criada na gestão do governador César Cals, a Cagece tem durante quase esse meio século de vida prestado grandes serviços à população no abastecimento de água e destinação do esgoto. Para se ter uma visão de grandeza da companhia, ela atende em media quase 6 milhões de pessoas e realiza um trabalho hercúleo, pois num estado do Nordeste, com escassez de água em nível expressivo, com sete anos de chuvas abaixo da media, não realizou nenhum dia de racionamento em Fortaleza. Isso deve ser enaltecido. Já na cobertura de esgoto são quase 62% de cobertura”, ressaltou.

“Apesar desses números gigantescos, há urgência de se atender mais pessoas, sobretudo as mais carentes, e atender com métodos de inovação todos os municípios. Também temos que trabalhar para universalizar o saneamento básico, levando mais saúde e qualidade de vida à população. O nosso mandato será vigilante, conversando e cumprindo o papel de fiscalizador, para que a Cagece honre seus compromissos com a população. Reforço aqui um dos pleitos do meu mandato, que é a reforma da área de lazer da Lagoa de Opaia, que precisa de nova infraestrutura. Conseguimos R$ 2 milhões com o prefeito Roberto Cláudio para reformar o local. Conseguimos uma creche de R$ 2,5 milhões para aquela população. Mas a luta maior é o saneamento básico para aquela comunidade. Tivemos um início de obras no governo Cid Gomes, mas esta foi paralisada devido a empresa ter sido afastada. Agora queremos que o empreendimento seja retomado,” pontuou.

Segundo Benigno, a história mostra o trabalho da companhia como na construção do Canal do Trabalhador e em diversas obras de abastecimento de água e da rede de esgoto. “E agora na gestão de Neuri Freitas, a Cagece olha para o futuro para garantir a segurança hídrica, com a instalação de uma planta de dessalinização no Ceará, marcando uma nova era. Temos ainda em implantação uma rede de esgoto da bacia do Cocó, beneficiando 130 mil pessoas e atendendo 11 bairros”, asseverou.

“Aproveito esse momento para reafirmar o compromisso do meu mandato para defender ações e projetos de interesse da Companhia. Exalto a confiança do Legislativo e da Capital ao trabalho da Cagece, com a renovação da concessão do serviço de abastecimento de água e serviços de esgoto em Fortaleza”, concluiu.

Em seguida, o secretário-executivo de Saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa. “É importante estarmos aqui para nos solidarizarmos com a homenagem. Acho que estamos comemorando os 48 anos de Cagece, nos preparamos para o jubileu de ouro em 2021. É importante homenagearmos os que fizeram a história, mas temos também que olhar para o futuro. Além da dessalinização vamos ter uma planta maior, ainda, de reúso de água para o desenvolvimento econômico do Estado, sem prejudicar o abastecimento humano,” ressaltou.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega de um certificado: Suely Lima Alexandre; Rogivaldo Rebouças Rocha; José Ribamar Cavalcante; Antônio Fernandes Neto; Gilmar Pacífico de Souza; José Aírton Pereira Lima; Francisco Rogério Gomes Leite, representado pelo senhor Anderson de Oliveira Lima; Hélder dos Santos Cortez; Maurício Braga de Oliveira; Francisco Lauro de Lima; Lauro Baldares das Silva, representado pelo neto Régis Tavares; Francisco Jackson Barreto Mota. O vereador Benigno fez a entrega de uma placa em homenagem aos 48 anos de fundação da Cagece que foi recebida pelo presidente da Companhia, Neuri Freitas.

O secretário Régis Rafael Tavares falou em nome do avô, o primeiro presidente da Companhia Lauro da Silva. “Eu sou existo graças a Cagece. Pois minha avó era secretaria do meu avô, então ela a conheceu lá. São muitos anos de história e de vitórias. Hoje, a Cagece está em boas mãos com Neuri e sua equipe. Quero enaltecer todos os homenageados, que são funcionários de carreira da Cagece, que trabalham em prol desse serviço para toda a população. É fundamental para o Estado. Quero agradecer ao vereador Benigno Júnior pela homenagem prestada ao meu avô, é muito importante para minha família,” disse.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, fez seu agradecimento pela homenagem à companhia. “Acho que cada um de nós que hoje atuamos na companhia temos que fazer uma reflexão diária, pensar em nosso futuro e o que temos pela frente. Muitas vezes a Cagece está no nosso dia a dia, e não percebemos. As vezes só lembramos em momentos de dificuldades, na falta de água ou de saneamento. Mas no simples gesto de abrir o chuveiro ou de dar uma descarga, ninguém lembra de quantas pessoas estão trabalhando para que isso ocorra. Tivemos recentemente uma nova lei aprovada aqui na Câmara aprovando por mais 35 anos a concessão e junto com essa autorização, vem uma grande obrigação, que talvez seja nosso maior desafio, universalizar o esgotamento na Capital e melhorar toda parte hidráulica, e ter mais eficiência no abastecimento e menos perdas”, enfatizou.

Neuri avaliou que a Cagece é uma das empresas que mais faz parte da vida das pessoas. “Imagine o transtorno de ficar sem água, sem tratamento de esgoto. Falamos de qualidade de vida. A Cagece tem tanta importância em nossa vida que não percebemos. Para que você abra a torneira e receba água tratada existe uma macro-operação que vai desde a recepção de água bruta até seu tratamento. A Cagece funciona com milhares de colaborares, pessoas que nãos e importam se é sábado, ou feriado, faça chuva e faça sol. Essa homenagem é um acolhimento coletivo a todos que fazem a Cagece. É gratificante receber o reconhecimento, apesar de parecer que somos invisíveis para a maioria. Parabéns a todos os homenageados, à Câmara, ao vereador Benigno Júnior, ao Governo do estado e a Prefeitura, que muito tem nos ajudado”, finalizou.

A Cagece

A Cagece é uma empresa de economia mista com capital aberto que tem por finalidade a prestação dos serviços de abastecimento de água e hoje está presente em 152 municípios do Estado. Cerca de 5,7 milhões de cearenses são beneficiados pelos serviços ofertados pela Cagece. Somente na Capital, a cobertura de abastecimento de água chega a 98,58% da população. Atendendo 2,65 milhões pessoas e no Interior do Ceara, este índice chega a 97.53%, representando 2.775.270 beneficiados com água tratada em suas residências.

O índice de cobertura do sistema de esgotamento sanitário chega a 40,95% em todo o Estado, totalizando 4.720.803 quilômetros de rede coletora e 1,86 milhão de pessoas atendidas pela rede de esgoto da Cagece. Somente na Capital este índice e de 62%. A rede coletora de esgoto em Fortaleza tem uma extensão de 2.532,324 km. Hoje, a Cagece a uma das maiores e melhores empresas do Brasil no setor de saneamento. Por meio da prestação e do crescimento dos serviços oferecidos, a empresa fortalece o desempenho na busca pela universalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto em todo Estado.

Fotos: André Lima