Sessão Solene homenageia idealizadores da Festa de Iemanjá

08/08/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira, 8, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem aos idealizadores da Festa de Iemanjá, por ocasião comemorado em dia 15 de agosto. Iemanjá é conhecida na cultura africana como a grande mãe de todos os Orixás e senhora das águas. A propositura da […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quinta-feira, 8, no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem aos idealizadores da Festa de Iemanjá, por ocasião comemorado em dia 15 de agosto. Iemanjá é conhecida na cultura africana como a grande mãe de todos os Orixás e senhora das águas. A propositura da solenidade é de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT).

Vale ressaltar, que a tradicional festa de Iemanjá ocorre desde 1950, com os festejos na Praia do Futuro e há sete anos na Praia de Iracema, atraindo centenas de pessoas. Em 2017, a festividade foi tombada como patrimônio imaterial pela secretaria de cultura de fortaleza (Secultfor). Os pedidos de registro como patrimônio histórico e cultural da festa de Fortaleza foram propostos pela União Espírita de Umbanda – UECUM e pelo Instituto de Difusão da Cultura Afro Brasileira.

Vereadora Larissa Gaspar recebe faixa comemorativa dos festejos de Iemanjá – Foto: Evilázio Bezerra.

“Essa sessão solene é um reconhecimento ao trabalho que essas comunidades, povos de terreiro, realizam para celebrar essa tradição, comemorada em 15 de agosto. A Rainha do Mar, a mãe de todos, representa a fecundidade, a fertilidade, a maternidade e essa é uma forma da gente dar visibilidade a esses povos e de cobrar respeito a liberdade religiosa, de crença. A gente sabe que no Brasil, em nosso Estado, na nossa Cidade, ocorrem muitos casos de intolerância religiosa. Esta é uma forma de estarmos refletindo sobre essa situação”, atentou a vereadora Larissa Gaspar em reconhecimento aos idealizadores e colaboradores que mantém viva a religião afro na cidade.

Mãe Kelma, uma das colaboradoras do festejo, reforçou o compromisso das comunidades e terreiros em prestigiar a data comemorativa. “A Festa de Iemanjá de Fortaleza é patrimônio imaterial desde 2017, e é com muito orgulho que a gente colabora com a União Espírita Cearense de Umbanda – UECUM para a festa acontecer há 54 anos, na Praia do Futuro, a partir de uma promessa da irmã Júlia Condant. A festividade é um processo de um ano todo de trabalho dos terreiros para que venham saudar a Rainha do Mar. Ela é a mãe da sabedoria, do conhecimento, da maternidade, então é a Orixá que acolhe, deste modo, este ano a festa sai com o tema ‘Iemanjá pela vida das mulheres e pela vida da população LGBT’”, reforçou mãe Kelma.

Galeria

Iemanjá é uma divindade africana das religiões Candomblé Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. Mãe-d’água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil. Ela é a padroeira dos pescadores.

Fotos: Evilázio Bezerra.