Sessão Solene comemora 30 anos do Grupo AME e os 20 anos do Lar Beneficente Clara de Assis

27/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão solene realizada nesta quarta-feira (27) comemorou os 30 anos do Grupo Arte e Música Espírita (AME) e os 20 anos do Lar Beneficente Clara de Assis. As homenagens foram propostas através dos requerimentos 2629/2019 e 2512/2019, respectivamente, de autoria do vereador Márcio Martins (PROS), e realizadas por iniciativa da vereadora Ruthmar Xavier (PL) e […]

Sessão solene realizada nesta quarta-feira (27) comemorou os 30 anos do Grupo Arte e Música Espírita (AME) e os 20 anos do Lar Beneficente Clara de Assis. As homenagens foram propostas através dos requerimentos 2629/2019 e 2512/2019, respectivamente, de autoria do vereador Márcio Martins (PROS), e realizadas por iniciativa da vereadora Ruthmar Xavier (PL) e do vereador Sargento Reginauro (Sem Partido). A sessão foi presidida pela vereadora Ruthmar Xavier. A mesa de honra contou com a participação do vereador Sargento Reginauro; do vereador Márcio Martins (PROS); do presidente da Federação Espírita do Estado Ceará, Luciano Klein; do presidente do Lar Beneficente Clara de Assis, Nilton Sousa e da diretora do Instituto Peter Pan, Dra. Olga Freire.

Em sua saudação, o Sargento Reginauro destacou que são 30 anos de participação na doutrina espírita. “Meu coração está apertado, pois por situações de vida e de tempo estou um pouco afastado. Mas o que seria do Brasil hoje, sem as instituições cristãs? Esperar que o Estado Brasileiro cuide de todos os miseráveis criados pela própria sociedade, seria impossível. Caso não fossem as entidades religiosas auxiliando, alimentando, orientando e educando o espírito, o que seria de nossa sociedade? Mudar essa realidade não será através de leis. O Brasil é um dos países que mais tem leis e boas leis. Tem a constituição mais avançada e estatutos para vários segmentos, mas muita coisa não muda, pois a mudança virá através da educação das pessoas. A educação que toca a alma, faz entender nossa função nesse mundo, de partilha, colaboração, solidariedade. É isso que faz nossa sociedade diferenciada. Parabéns a vocês que mantêm essas duas entidades que fazem a diferença em nossa sociedade”, pontuou.

O vereador Márcio Martins disse que em 2017 quando da aprovação do projeto do Dia do Espírita, falava a importância de divulgar e ampliar a participação de espíritas na política. “Um dos maiores espíritas hoje é o papa Francisco, que destaca que a politica voltada para o bem e para as populações mais necessitadas, representa a caridade. Sintam-se homenageados. O AME é um grupo que traz alegria e arte para todos. O Lar de Clara é uma escola, um consultório, um abrigo, um hospital, é tudo isso. Lá busca quem esta feliz, quem está triste, quem está necessitado. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer, por tudo que vocês fizeram por todos nós”, concluiu.

Em seguida houve um show do Grupo AME. Nas homenagens da noite pelo Lar Clara de Assis: receberam certificados Ricardo Miranda, representando o Sinduscon; vereador Sargento Reginauro e o vereador Márcio Martins; pelo Grupo AME foram homenageados: Gleica Veras, representada por Rebeca Veras; Nilton Sousa; Olga Freire e Luciano Klein

Em nome da homenagem falou Luciano Klein, que destacou que em novembro de 1985 iniciou nos estudos do espiritismo, através do convite que feito por seu amigo Expedito Brito, que é afilhado de seus pais. “Depois de animadas conversas, ele me convidou pra um curso básico de espírito, que funcionava na comunhão espírita cearense, na Rua Princesa Isabel. Esse curso inesquecível e ainda mantido hoje, foi idealizado em 1974 pelo confrade Benvido da Costa Neto, primeiro presidente da Federação e pelo escritor Ari Neto. No ano seguinte, por nossa participação recebemos o convite de Evaldo Guimarães, que presidia a Federação Espirita, nos fez o convite para fazermos nossos primeiros comentários, que seria a primeira pregação da mensagem espírita”, recordou.

Disse que depois recebeu o convite para participar da Mocidade Espirita Emanuel. Destacou que o grupo organizou um evento com a juventude e resolveu preparar todas as canções para ao encontro, que trazia como tema principal a Arte. “Devido o êxito dessa edição ocorreram duas outras. Em 1989, nos 120 anos de desencarnamento de Kardec, fizemos as músicas com o tema e cantamos. Em 1990, veio José Raul Teixeira, quando apresentamos três músicas e ouvimos a proposta de sermos soldadinhos do senhor, que foi embrião do Grupo AME”, enfatizou.

Em seguida falou Nilton Sousa. “Falava ao Reginauro sobre tudo que agente viveu para poder ter passado por esses 20 anos. Não me sinto bem de falar aqui sozinho, vou pedir a presença da atual diretoria do Lar de Clara. Eles são a grande força das diretrizes que faz com que esse projeto que não é nosso, é da espiritualidade, caminhe. O que nos move? Cada um de nós acabou sendo capturado por Jesus. Por aquela mensagem que diz amai-vos uns aos outros como eu os tenho amado. É impossível ter olhos e não ver, ter ouvidos e não escutar. É impossível não enxergar a miséria, a dor o sofrimento, é impossível ficar em paz. Porque quando encontramos Jesus, não temos mais paz. Incomoda aqui dentro do coração. Não dá para ver ninguém com dor e sofrimento. Ai você não tem paz, pois só podemos ter paz quando o outro tiver também”, disse.

Disse que recebeu uma psicografia da Conceição Fonte, que dizia assim: quero comunicar que o que era Posto de Socorro na espiritualidade Lar de Clara, se tornará em 2023, Colônia Espiritual Lar Santa Clara. “A presença de Jesus é para termos essa perturbação mesmo. Para meu irmão ter paz eu preciso de uma fonte, pois fazer o bem traz saúde, juventude, coragem e perseverança. É um estilo de vida. Queremos dar um grito aqui na casa do povo, que todos os profissionais tenham um tempo para o voluntariado. Nesse tempo não podemos deixar que a vaidade que tome conta do meu coração, por isso, chamo todos que fazem o Lar de Clara aqui a frente. Se não fosse o suor, o trabalho, a dedicação deles não faríamos nada pelas 450 famílias que atendemos. Somos 152 voluntários, queremos chegar a 300. Queremos inaugurar a Universidade do Espirito onde vai dialogar com toda ciência que tenha segmentação” ressaltou.

No final fez um convite a todos. “Quero convidar a todos a visitar outro país, chamado a dor do outro. Apenas com o exercício é que podemos conquistar a paz. Nós existimos porque existem outras pessoas que precisam, mas também somos carentes espirituais de luz. Mas quero comunicar que existe luz dentro de cada um”, finalizou. A sessão foi concluída com uma oração feita por Olga Freire e mais uma música do grupo AME.

Fotos: André Lima