Sessão Solene celebra os 60 anos da CDL Fortaleza

05/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (05), no Plenário vereador Fausto Arruda, em comemoração aos 60 anos da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. A homenagem, proposta pelo vereador Raimundo Filho (PRTB), foi oriunda do requerimento 3686/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário das Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (05), no Plenário vereador Fausto Arruda, em comemoração aos 60 anos da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. A homenagem, proposta pelo vereador Raimundo Filho (PRTB), foi oriunda do requerimento 3686/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário das Casa Legislativa.

A solenidade foi presidida pelo vereador Antônio Henrique (PDT), presidente do Poder Legislativo de Fortaleza. A mesa de honra contou com as presenças do vereador Raimundo Filho, autor do requerimento que solicitou a homenagem; do presidente da CDL Francisco de Assis Cavalcante; do major de Comunicações da 10ª Região Militar, Antônio Alexandre Pereira Júnior, representando o comandante da 10ª RM, General Cunha Matos; do secretário de Governo, Samuel Dias, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Augusto Albuquerque, representando o magnífico reitor Cândido Albuquerque e o deputado estadual, Salmito Filho (PDT). Estiveram presentes na solenidade os vereadores Idalmir Feitosa (PL), Guilherme Sampaio (PT), Bá (PTC), Benigno Júnior (PSD), Dr. Porto (PRTB), Jorge Pinheiro (DC).

Em sua saudação aos convidados, o vereador Raimundo Filho destacou a importância da CDL de Fortaleza para o fomento de nossa economia, “com foco no desenvolvimento do comércio no nosso estado e em Fortaleza, a entidade surgiu para expandir o comércio para além do Centro com a formação de novos corredores de comércio. Com o passar dos anos evoluiu com apoio dos lojistas e foi ganhado notoriedade. Atualmente oferece diversos serviços voltados para criação, manutenção e aperfeiçoamento de negócios, estimulando o empreendedorismo, com ferramentas de cobrança e resgate de crédito”, frisou.

Segundo Raimundo Filho, para fortalecer o oferecimento de serviços aos filiados, em 2008 surgiu a Faculdade CDL; com o objetivo de construir e fazer crescer uma escola de negócios, difundir conhecimento e formar pessoas qualificadas para os negócios, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do estado. “Mesmo diante da crise financeira, ações como essa da CDL contribuí para reduzir os efeitos da recessão e merece reconhecimento dessa Casa. Hoje com mais de 10 mil empresas associadas, temos certeza que os desafios da entidade e do comércio são muitos, afinal o segmento lojista sempre é o primeiro a ser afetado pelas oscilações no mercado. Mas a trajetória de sucesso a CDL tem nesses desafios o combustível para seu corpo diretivo e seus associados superarem as barreiras. Parabéns a todos que passaram e ainda fazem parte da CDL. Em nome da Câmara Municipal de Fortaleza o nosso sincero muito obrigado!”, enfatizou o vereador.

Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre a CDL, sua história e seu trabalho social. Ato contínuo foram realizadas as homenagens em comemoração aos 60 anos do CDL às seguintes personalidades: o vice-presidente da FCDL de Fortaleza, Francisco Honório Pinheiro Alves; vice-presidente da CDL de Fortaleza, Jamila Figueiredo de Araújo; aos seguintes diretores do CDL de Fortaleza: João Bosco de Macedo, Antônio José de Freitas Melo, Maria José Campos, Germano Botelho Belchior, Maria de Fátima Borges Duarte, Riamburgo Ximenes de Farias Júnior e José Carlos Fortes Rocha.

Receberam também a homenagem os conselheiros consultivos da CDL Fortaleza: Pio Rodrigues Neto, Severino Ramalho Neto, Oswaldo Rebelo Vieira, José Aírton Boris Ponte, Antônio Emídio da Silveira Júnior, Francisco Silva Albuquerque e José Wellington Cabral de Menezes Holanda; o presidente da CDL Jovem, Raimundo de Araújo Cabral Neto; a representante da Associação de Lojistas e Lideres Femininas (ALFE), Maria das Graças Bringel Olinda; a Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), representada pelo seu vice-presidente Honório Pinheiro; a Ação Novo Centro, através do seu presidente, Riamburgo Ximenes; e o presidente do Instituto CDL de Cultura e de Responsabilidade Social, João Bosco de Macedo. Receberam também placas em alusão aos 60 anos da CDL de Fortaleza, a senhora Francilene Pinto de Macedo e o presidente da CDL, Francisco de Assis Costa Cavalcante.

Em nome dos homenageados, Francisco de Assis Costa Cavalcante disse ser uma honra participar da solenidade em que a CDL é homenageada pela Casa do Povo. “Aqui temos um apoio, pois buscamos também o bem comum. Saúdo o vereador Antônio Henrique, o guerreiro, o lutador, que se não fosse o Romcy não teríamos um empacotador”, rimou lembrando o trabalho de comerciário do vereador na antiga loja. Ele agradeceu o vereador Raimundo Filho pela homenagem e parabenizou o prefeito Roberto Cláudio pelo que tem feito pelo Centro. Ao dirigir-se ao deputado Salmito disse ser ele o pai da Câmara no Centro de Fortaleza.

Em seu discurso, Francisco de Assis cumprimentou todos os diretores da CDL e os ex-presidentes, a quem chamou de majestade, “pois quem já foi rei nunca deixará de ser majestade”. Destacou que neste ano, a CDL chega aos 60 anos, de uma história repleta de desafios e vitórias. Pontuou que o mundo vem sofrendo grandes e aceleradas transformações, com a globalização e o desenvolvimento de tecnologias, que estão afetando as relações, principalmente sociais. “A mão invisível do capital como dizia Adam Smith move o capital. Somos como abelhas que trabalham para produzir o mel e trabalhamos sem fazer cera”, asseverou.

Reiterou a ideologia que move a CDL – a honestidade, a transparência e amor as pessoas, “nessa perspectiva, é inadiável reconhecer nossas entidades irmãs, a ALFE, a CDL Jovem, a Ação Novo Centro, o Instituto CDL e o CDL Ceará, que vem conosco nessa batalha diária”. Assis trouxe um pouco da história do comércio da Capital, lembrando da época dos marreteiros, que eram os maus pagadores, “assim surgiu o SPC. Hoje estamos vivendo mais do que vivianos há 60 anos, nos alimentamos melhor, rimos e choramos mais e trabalhamos muito mais, Mas em contrapartida contribuirmos muito mais com os impostos. É injusta a carga. Nada que o Estado nos dá é gratuito. Cá pra nós, o setor de confecção está comendo o pão que o diabo amassou. Estão há 5 anos no vermelho, enquanto isso os informais estão vendendo. É necessário que haja providencia do Governo estadual para deixar todos iguais”, disse.

Afirmou que o tempo é o senhor da razão. |Igual ao jogo de todos os homens, todos têm 24 horas por dia, mas a diferença é quem vê algo mais a frente. “A CDL foi criada por grandes empresários, sérios e comprometidos. Hoje, ser empresário não é mole ou brinquedo de menino. É um ser em extinção”, observou. O homenageado concluiu suas palavras, afirmando que viu nascer o maior projeto da Casa dos Lojistas, que é a Faculdade CDL, “a única do país a ter a loja conceito, onde os alunos vivenciam o dia a dia do comércio. E está se modernizando. Terá plataforma digital, pós-graduação, entre outras melhorias. Estou com a espada em punho nas margens do Pajeú, para defender os lojistas do Ceará, dos que vierem do sul. Muito obrigado”, concluiu.

Ao final, o presidente Antônio Henrique destacou os 60 anos da entidade. “A Câmara faz justiça a uma instituição que tem história. Parabéns a CDL, a diretoria e todos que fazem essa entidade. A vocês que vieram prestigiar essa homagem. A CDL merece a presença e apoio de todos nós”, finalizou.

Sessenta anos de história

O desenvolvimento do comércio cearense começou ha mais de meio século. Foi com a criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, a época ainda denominada Clube dos Diretores Lojistas, que se deu início a uma rapida expansão dos corredores comerciais de Fortaleza, antigamente restritos ao Centro da cidade. Hoje, são diversos polos distribuídos pela capital e o comércio não para de crescer Fortaleza.

A evolução da CDL de Fortaleza pode ser denotada pelo crescimento não apenas físico, que levou a mudança de sua sede do Edifício Santa Lúcia, em 1993, para a atual sede, mas também pela expansão do seu mix de soluções, que dispõe desde a criação de ferramentas de cobrança e recuperação de crédito a capacitação profissional, por meio da Loja Conceito e da Faculdade CDL.

Essa trajetória foi fruto de uma série de gestões ousadas e comprometidas com o movimento lojista e o bem-estar da população. Criada pela iniciativa de Edgard Alves Damasceno, Rubens Lima Barros (primeiro presidente). José Aquino de Alencar, César Wagner Studart, Giovani Gomes e Galba Borges, e consolidada por nomes como Clóvis Rolim e Gervásio Pegado, a CDL mostra que transformar realidades é possível. A luta por ainda mais conquistas. como a criação do Fundo de Desenvolvimento do Comércio Varejista, sancionado pelo então governador Cid Gomes, é apenas um exemplo de tudo que a entidade ainda pode fazer.

O resultado disso é uma atuação amplamente reconhecida, sendo a entidade, inclusive, citada por sua utilidade pública na Lei Municipal n° 3.248, de 28 de julho de 1966. Mais de 10 mil empresas integram o quadro de associados da CDL de Fortaleza. E a meta é conseguir ainda muito mais, afinal, quanto maior a integração dos lojistas, maior será a força do segmento. A entidade hoje mostra a sua força político-institucional na formação da Opinião Pública e discussão de questões sociais, politicas e econômicas.

Fotos: André Lima