Seminário de Aperfeiçoamento Parlamentar capacita vereadores e assessores do Legislativo Municipal

05/08/2019 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na tarde desta segunda-feira, 5, o I Seminário de Aperfeiçoamento Parlamentar, com o tema “Desafios cada vez maiores, um parlamento comprometido, um encontro para fomentar o desenvolvimento de nossa Fortaleza”. A iniciativa, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), contou com a presença de diversas […]

A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu na tarde desta segunda-feira, 5, o I Seminário de Aperfeiçoamento Parlamentar, com o tema “Desafios cada vez maiores, um parlamento comprometido, um encontro para fomentar o desenvolvimento de nossa Fortaleza”. A iniciativa, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), contou com a presença de diversas autoridades, além dos vereadores da Casa.

O presidente Antônio Henrique, ao abrir o evento, ressaltou a importância do papel dos vereadores para a população ao legislar e fiscalizar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Para podermos investir em saúde, educação, infraestrutura, mobilidade, saneamento e assistência Social, por exemplo, precisamos nos capacitar constantemente. E para isso estamos aqui”, garantiu. O vereador também aproveitou a ocasião para lançar o novo canal de comunicação da CMFor, a Revista Nossa Voz.

O seminário foi dividido nos painéis: “Aperfeiçoamento para exercício da Legislatura”, “Desafios e complexidade do processo político contemporâneo” e “A motivação como elemento intrínseco à atuação parlamentar”. O primeiro, mediado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Edilberto Pontes, contou com a presença dos palestrantes conselheiro do TCE-ES, Domingos Taufner, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT).

Ressaltando a importância do papel do vereador em prol do desenvolvimento do município de Fortaleza, Sarto afirmou que o grande desafio é a construção de um mundo tolerante, na qual não se torna alguém inimigo por pensar diferente. De acordo com ele, a tecnologia também atrapalha a noção de realidade das pessoas, tornando fácil o ato de distorcer a verdade.

No segundo painel, sobre os desafios e complexidade do processo político contemporâneo, Cleyton Monte, colunista do Jornal O Povo, doutor em Sociologia e cientista político, suscitou o debate na platéia. Questões como o atual governo do Brasil, eleições de 2018 e internet foram abordadas, além da atuação legislativa diante da atual conjuntura e perspectivas.

“A motivação como elemento intrínseco à atuação do parlamentar” foi a última palestra e mais aguardada. Clóvis de Barros, palestrante, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Sua narrativa envolvente, sob inesperada perspectiva, chamou atenção do público a respeito da função do servidor público perante a sociedade. “É sobre servir quem mais precisa, é sobre proporcionar”, lembrou Clóvis.

No encerramento foram homenageados os palestrantes e o jornalista Inácio Aguiar, como mestre de cerimônias do Seminário. Em seguida, o presidente Antônio Henrique agradeceu a presença de todos e reafirmou: “é muito bom ver o interesse dos vereadores em nosso programa de aperfeiçoamento parlamentar. Isso irá refletir positivamente em nossa cidade”.

Com informações de Ana Clara Cabral.

Fotos: Érika Fonseca