Secretária de saúde apresenta Relatório do Segundo Quadrimestre de 2019

24/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Câmara Municipal de Fortaleza, recebeu na manhã desta terça-feira, 24, a secretária de saúde do município, Dra. Joana Maciel, para apresentação do Relatório do Segundo Quadrimestre de 2019. O Relatório trouxe as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre maio e agosto deste ano. Foram eles: recursos […]

24.09.2019

O Relatório trouxe as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre maio e agosto deste ano. Foram eles: recursos aplicados, auditorias realizadas ou em execução, as ofertas e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, os indicadores de saúde da população e a posse dos 1.536 novos Conselheiros de Saúde.

A titular da pasta, Joana Maciel, destacou o Programa Médico Família Fortaleza – convênio que faz parte do projeto Juntos por Fortaleza, parceria entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza – que visa fortalecer a Atenção Primária e qualificar o atendimento aos usuários do SUS.

“É um grande avanço da gestão do prefeito Roberto Cláudio, uma vez que temos em nível nacional uma descontinuidade do Programa Mais Médico”, pontuou a secretária.

Outro ponto importante da apresentação foi o registro da assinatura da ordem de serviço da construção do Hospital da Criança de Fortaleza, que contará com 16 leitos de observação de urgência, 3 unidades de tratamento de urgência, 85 de internação, num total de 104 novos leitos. Segundo a Dra. Joana, haverá uma ampliação de 266,7% na capacidade de internamento, onde passará de 150 para 550 internações/mês.

Dr. Joana lembrou ainda da inauguração do posto de saúde César Cals de Oliveira Filho, no bairro do Pici e a assinatura da ordem de serviço para reforma do Frotinha da Parangaba, que contará com um novo centro cirúrgico e 18 leitos de internação. Para a secretária, as ações devem fortalecer a saúde primária e secundária de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca.