Sargento Reginauro manifesta pesar por morte do policial Pedro Henrique

06/11/2019 - Anna Regadas

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 06, o vereador Sargento Reginauro (sem partido) manifestou pesar aos familiares do policial militar Pedro Henrique, que foi morto em uma troca de tiros ao reagir a assalto em gráfica no bairro Henrique Jorge. O parlamentar solicitou um minuto de silêncio e defendeu uma mudança […]

06.11.2019

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 06, o vereador Sargento Reginauro (sem partido) manifestou pesar aos familiares do policial militar Pedro Henrique, que foi morto em uma troca de tiros ao reagir a assalto em gráfica no bairro Henrique Jorge. O parlamentar solicitou um minuto de silêncio e defendeu uma mudança no Código Penal do Brasil, chamando atenção também para a necessidade de uma política permanente de capacitação dos policiais.

De acordo com Reginauro, o suspeito de matar o policial já possuía uma ficha extensa e mesmo assim estava solto. “Ele já havia sido preso por várias vezes e lamentavelmente essa política de botar o bandido na rua para resolver a superlotação dos presídios coloca em risco a vida do cidadão de bem. É preciso mudar e rever o Código Penal do Brasil para que este tipo de situação acabe”, ressaltou.

O parlamentar também apontou a necessidade de uma política permanente de capacitação dos policiais. “Precisamos sim discutir a requalificação dos nossos policiais, pois isso é segurança pública. O policial precisa estar o tempo todo se qualificando, e estar preparado para reagir, mas não há sequer um stand de tiro à sua disposição. Esperamos que o Governo chame o Judiciário para o diálogo e repense o que estamos fazendo”, disse.

Ponderações

Em resposta ao pronunciamento do vereador Reginauro, vereador Adail Júnior (PDT) leu uma notícia veiculada pelo Governo do Estado do Ceará informando o anuncio de um pacote de investimentos para a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Na oportunidade, Adail solicitou aos oposicionistas do governador Camilo Santana os resultados das emendas apresentadas pelos parlamentares em Brasília que tenham se revertido em melhorias para o Estado do Ceará.

“Quero pedir a oposição do governador Camilo que tragam os resultados das emendas parlamentares apresentadas em Brasília. O que estão fazendo para fortalecer a polícia? Quais os investimentos na segurança pública? Quanto estão alocando das emendas para a saúde, educação, mobilidade para o povo cearense?”, questionou o pedetista.

Confira na íntegra notícia divulgada pelo vereador Adail Júnior

O governador Camilo Santana anunciou, nesta segunda-feira (4), um pacote de investimentos para a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) – órgão, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), responsável pela formação inicial e continuada dos profissionais que integram a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

A iniciativa foi anunciada durante uma visita do chefe do executivo estadual ao órgão e faz parte das novas estratégias de segurança pública aplicada pelo governo. Entre os investimentos divulgados estão o processo licitatório para um estande de tiros indoor, que promete ser um dos mais modernos do Brasil; a construção de uma cidade cenográfica de quatro andares, com diversos ambientes para o treinamento de ações policiais e um tanque de mergulho com12 metros de altura para mergulho em águas escuras. “Será um investimento de R$ 11 milhões previsto para esse três equipamentos aqui na Aesp. A Segurança Pública é uma das nossas prioridades, o Ceará tem investido fortemente em contratação de pessoal, em equipamentos, inteligência, em aeronaves, no que há de mais moderno no Brasil e no mundo nessa área, e formação, qualificação, treinamento, é fundamental. A Academia é o equipamento que está por trás da qualificação e da formação dos nossos policiais que estão nas ruas”, destacou o governador.

Segundo a diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, Ivana Coelho Marques Figueiredo, as melhorias na infraestrutura irão impactar diretamente no desempenho dos agentes de segurança, trazendo resultados positivos para o Estado. “A aquisição desses três novos equipamentos irá propiciar a capacitação integrada das forças de Segurança Pública. Os agentes terão a oportunidade de vivenciar situações práticas dentro da Academia, monitoradas numa sala de vídeo por instrutores e professores. Com isso, elevaremos ainda mais o nosso nível de ensino, integrando a parte teórica e prática na formação e capacitação desses profissionais”, concluiu.

Durante a visita, Camilo ainda percorreu vários setores da Academia, juntamente com a diretora de planejamento da Aesp; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Alexandre Ávila de Vasconcelos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Eduardo Holanda e o delegado geral Marcus Vinicius Sabóia Rattacaso – e conversou com servidores da instituição, parabenizando os profissionais da instituição de ensino, pelo trabalho realizado na capacitação dos agentes de segurança pública do Estado.

Mais profissionais
Atualmente, 280 aprovados na 2ª turma do concurso para oficiais da Polícia Militar e outros 56 aprovados no concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros, estão em formação na Academia. Além disso, 56 profissionais participam do Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM), para que possam alcançar o posto de segundo-tenente do quadro de oficiais administrativos, em suas respectivas corporações.

Foto: Érika Fonseca