Sargento Reginauro destaca prevenção ao suicídio para agentes de Segurança Pública

10/09/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Sargento Reginauro (sem partido) foi à tribuna evidenciar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente 10 de setembro. A Campanha “Setembro Amarelo”, como é chamada, prevê várias ações de conscientização em todo o mundo. De acordo com o parlamentar, “é […]

10.09.2019

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 10, o vereador Sargento Reginauro (sem partido) foi à tribuna evidenciar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado anualmente 10 de setembro. A Campanha “Setembro Amarelo”, como é chamada, prevê várias ações de conscientização em todo o mundo. De acordo com o parlamentar, “é um problema de saúde pública. Assunto que ficou durante muito tempo tratado como tabu, hoje pode ser amplamente enfrentado”.

Sargento Reginauro focou sua preocupação nos agentes de Segurança Pública, principalmente policiais e bombeiros militares. Ele afirmou que a área, composta majoritariamente por homens, tem o maior número de casos de suicídio registrados. “Perdemos pessoas por problemas da própria profissão. Por causa do estresse, do regime militar, problemas financeiros e a falta de atendimento de saúde específico de qualidade”, justificou.

Ao final, o vereador sugere que os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) tenham profissionais psiquiatras e que haja um equipamento para atendimento exclusivo dos agentes de segurança pública, “por serem umas das maiores vítimas da depressão e síndrome do pânico”. Ele concluiu: “nós podemos fazer um trabalho para prevenir efetivamente os casos de extremo desespero que acabam com a vida de pessoas, além de traumatizar seus familiares”.

Foto: Érika Fonseca