Queimadas e Segurança Pública foram os temas debatidos pela Liderança da Oposição

28/08/2019 - Rochelle Nogueira

Utilizando a tribuna do plenário Fausto Arruda pelo Grande Expediente, na tarde desta quarta-feira, 28, o vereador Sargento Reginauro (sem partido), pelo tempo da Liderança da Oposição, deu destaque para as questões da segurança pública e as queimadas que estão ocorrendo no interior do Estado do Ceará. O parlamentar apresentou em plenário um registro fotográfico […]

28.08.2019

O parlamentar apresentou em plenário um registro fotográfico de um incidente de queimada ocorrido na cidade Iracema, Ceará. A imagem mostrava uma cobra jiboia carbonizada. “Após mais um dos incontáveis incêndios que estamos tendo no interior do Ceará, vimos uma cobra jiboia, conhecida popularmente como cobra de veado, carbonizada. Temos outros registros feitos por bombeiros de outros animais, o crime ambiental está tomando a nossa fauna e nossa flora”, reforçou o vereador.

Sargento Reginauro atentou para a discussão ambiental que está sendo travada no país e no mundo devido aos focos de queimadas no bioma Amazônia. “O país inteiro abraçado a causa da Amazônia e será que de fato essa pauta tem o caráter ambientalista ou político? Eu não consigo entender que me doa ver a Amazônia sendo queimada e eu enquanto cearense não me doa o nosso sertão tomado em chamas. Eu não consigo entender! Ou nós queremos ter a preocupação com o meio ambiente ou o nosso discurso é hipócrita?”, questionou o vereador.

Reginauro continuou seu discurso voltado para o meio ambiente apontando descuidos dos governantes para a causa. “Por exemplo, a forma como Fortaleza dizimou várias árvores de grande porte para a construção de vias. O Ceará encontra-se em 4º lugar no Nordeste em relação a queimadas. Na contenção estão os bombeiros trabalhando como verdadeiros gigantes em até 20 ocorrências por dia. A guarnição não tem tempo nem para descansar. Ao todo, 1.568 homens cobrem todo o Estado do Ceará, praticamente o mesmo efetivo de quando entrei na corporação em 1995. Fica a reflexão com essas imagens, pois antes de olhar para o quintal do vizinho vamos olhar para o nosso”, frisou.

Segurança Pública

No segundo momento, o vereador Reginauro repercutiu sobre a segurança pública no Estado do Ceará. Ele destacou a aprovação de uma audiência pública com o Governador Camilo Santana e o General Theophilo, Secretário Nacional de Segurança Pública, para explicar o que aconteceu com o Programa de Enfrentamento a Criminalidade, que, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, deveria ser implantado no Estado do Ceará e o primeiro polo modelo seria na cidade de Maracanaú. “De acordo com o Governo Estadual a implantação do polo foi recusado. O povo cearense merece uma resposta efetiva, pois a área do Maracanaú é um dos locais com maiores índices de criminalidade”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca.