“Qualquer que seja o resultado do julgamento do TSE, estará maculado pela suspeição do ministro Gilmar Mendes”, diz vereador

08/06/2017 - Silmara Cavalcante

O vereador Guilherme Sampaio (PT) lamentou na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, que o julgamento da ação que pede a cassação da chapa que elegeu Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) em 2014, seja conduzida pelo atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. O parlamentar afirma que Gilmar Mendes deveria está […]

Guilherme Sampaio é líder do PT no Legislativo Municipal – Foto: Genilson de Lima

O parlamentar afirma que Gilmar Mendes deveria está impedido de exercer o papel de magistrado pelo envolvimento público com um dos réus desse processo, que é o presidente Michel Temer. “Até poucos dias, como noticiou toda a imprensa nacional, jantava furtivamente nas noites de Brasília, na casa do presidente Temer. Portanto, o réu, o beneficiário desse processo que está sendo julgado no Tribunal Superior Eleitoral”.

Para Guilherme, a condução desse julgamento, da forma como está sendo feita, é um elemento a mais que evidencia a fragilidade das instituições democráticas, mais especialmente, do Judiciário, que segundo ele, compõe o quadro de muita instabilidade política para o país.

“Eu tenho certeza, absoluta, que temos grandes exemplos de ética, isenção e de boa técnica, mas lamentavelmente o ministro Gilmar Mendes não é um bom exemplo dessa perspectiva. O correto era que o ministro se declarasse impedido de participar desse julgamento. E o que se vê nesses dois primeiros dias (de julgamento), é absolutamente esperado, é a consequência de uma construção política feita já há bastante tempo, que associa o execício da magistratura aos piores interesses políticos. Esse julgamento, e qualquer resultado que ele produza, é maculado por ser dirigido por alguém que não tem isenção para presidir um processo judicial dessa envergadura”, pontuou o vereador.

Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304