Projeto Infância Protegida inicia oficinas do curso de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

12/11/2019 - Rochelle Nogueira

As oficinas presenciais previstas no projeto Infância Protegida terão início nesta quarta-feira (13), no Cuca Jangurussu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link bit.ly/OficinasFDR. Ao todo, serão quatro encontros que fazem parte do curso “Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara […]

A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza, a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane), com o apoio do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Complementares ao curso na modalidade de Ensino a Distância (EAD), as oficinas não são obrigatórias para o recebimento do certificado. O objetivo é sensibilizar e capacitar multiplicadores para conteúdo do curso de extensão, com a mesma equipe que realizou o conteúdo pedagógico. O conteúdo das quatro oficinas será o mesmo. Os alunos podem escolher o local mais conveniente para participar.

Os encontros acontecem nas unidades do Cuca no Jangurussu (13/11), na Barra do Ceará (19/11), no Mondubim (29/11) e no Centro Cultural Belchior (6/12). Durante as oficinas, haverá conteúdos teóricos que geram debates com o público, além de um estudo de caso, que poderá ser realizado à distância e enviado posteriormente para os tutores.

Infância Protegida

O projeto “Infância Protegida” foi lançado em outubro. O projeto Infância Protegida foi iniciado em outubro deste ano, com o objetivo de capacitar professores, líderes comunitários e profissionais da saúde a atuarem como agentes de prevenção e enfrentamento das diferentes formas de violência sexual cometidas contra crianças e adolescentes.

A iniciativa trata-se de um curso de extensão com 140 horas/aula, desenvolvido na modalidade Ensino a Distância (EAD).

O conteúdo, que fica disponível até janeiro de 2020, conta com videoaulas, radioaulas e fascículos veiculados nas mídias do Grupo de Comunicação O Povo, envolvendo o jornal O Povo, a rádio O Povo/CBN e a TV O Povo.

Os participantes que obtiverem nota mínima exigida receberão certificado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A ideia é que os conteúdos sejam propagados para todo o Estado e que a iniciativa fortaleça a campanha nacional de promoção de uma cultura de não-violência, de paz e de respeito aos direitos humanos.

Confira o cronograma das oficinas:

Dia 13/11
Local: Cuca Jangurussu
Painelistas: Leila Paiva, Fernando Luz, Raissa Veloso e Graça Gadelha

Dia 19/11
Local: Cuca Barra do Ceará
Painelistas: Leila Paiva, Geovana Marques, Lídia Rodrigues e Graça Gadelha

Dia 29/11
Local: Cuca Mondubim
Horário: 7h30min às 12h30min
Painelistas: Leila Paiva, Daniel Rodrigues, Hugo Dantas, Geovana Marques e representante do Cedeca-CE

Dia 6/12