Projeto incentiva a prevenção do câncer de mama em Fortaleza

08/01/2020 - Anna Regadas

A prevenção e a conscientização são essenciais para a detecção precoce do câncer de mama e a redução do índice de mortalidade da doença. Quanto mais rápido for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos para a paciente. Nesse sentido, a vereadora Libânia (PL) apresentou o projeto de lei […]

A prevenção e a conscientização são essenciais para a detecção precoce do câncer de mama e a redução do índice de mortalidade da doença. Quanto mais rápido for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura, com tratamentos menos invasivos para a paciente. Nesse sentido, a vereadora Libânia (PL) apresentou o projeto de lei ordinária 416/2019, que incentiva as empresas a custearem o exame para suas funcionárias em clínicas particulares.

Conforme a parlamentar, o número de mulheres não atendidas pelo Poder Público ainda é muito grande, acarretando problemas graves de saúde. Em 2018, foram registrados mais de 59 mil casos de câncer de mama no Brasil. No Ceará, no mesmo período o câncer de mama atingiu 2200 mulheres.

“Diante dessa situação elaboramos o projeto que cria o Programa Empresa Amiga da Mulher para incentivar a iniciativa privada a colaborar oferecendo para as suas funcionárias a realização de exames de mamografias, ensejando uma melhoria na imagem da própria empresa, por sua contribuição em uma causa tão importante”, ressaltou Libânia.

De acordo com o projeto, a secretaria de saúde acompanhará as ações sociais das empresas que aderirem ao Programa “Empresa Amiga da Mulher”, no que concerne ao número de mulheres atendidas anualmente. As empresas que se destacarem serão homenageadas com diplomas entregues pela mesma secretaria.

O projeto encontra-se na Comissão de Legislação, aguardando o parecer da relatora, vereadora Priscila Costa (PRTB).

Foto: Érika Fonseca