Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente Salmito Filho (PDT) realizou o último pronunciamento em plenário como Vereador da Capital. Ao falar da sua trajetória, o parlamentar relembrou os momentos vividos na sua formação política e social, com as experiências no movimento estudantil, nas pastorais sociais, na vida acadêmica e os ensinamentos dos companheiros de Parlamento.

“Agradeço aos servidores e assessores desta Casa, que também me ensinaram. Aqui eu aprendi muito, fui sendo lapidado na luta politica, passei pela luta partidária, movimento estudantil, nas patorais sociais, nos debates nas universidades”, apontou Salmito Filho. O parlamentar falou da experiência e aprendizado na presidência das Comissões de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (biênio 2005-2006) e de Educação, Ciência e Tecnologia (biênio 2007-2008).

Fazendo referência a sua primeira experiência como presidente da Câmara em 2009, Salmito Filho destacou a contribuição dos parlamentares na construção de um Legislativo voltado para os interesses da cidade, tendo iniciado o projeto “Pacto Por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020”, realizando vários momentos de diálogo com os diversos segmentos da Capital e o poder público. Salmito Filho citou os aprendizados com os colegas de bancada no início da carreira política no Partido dos Trabalhadores, vereadores Guilherme Sampaio e José Maria Pontes, além do apoio do então vereadores Tin Gomes, Adelmo Martins e José do Carmo.

“A relação que nós construímos aqui é muito importante, nós divergimos, votamos em candidatos diferente mas existe o respeito. E nós divergimos quando os interesses da cidade estão em jogo”, evidenciou o presidente Salmito Filho.

Os momentos partilhados por Salmito Filho na plenária contou com o apoio e votos de sucesso dos vereadores. Os vereadores Esio Feitosa (PPL), Dr. Porto (PRTB), Gardel Rolim (PPL), Dr. Eron Moreira (PP), Antônio Henrique (PDT), Raimundo Filho (PRTB), Guilherme Sampaio (PT), Emanuel Acrizío (PRP), Lucimar Martins (PTC), Casimiro Neto (MDB), Michel Lins (PPS), Julierme Sena (PROS), Jorge Pinheiro (DC), Benigno Júnior (PSC), evidenciaram a postura republicana do presidente Salmito Filho e como a Assembleia Legislativa ganha um grande parlamentar.