Presidente do Legislativo participa do 1º Fórum de Economia e Políticas Locais

23/06/2017 - Silmara Cavalcante

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), participou na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), do 1º Fórum de Economia e Políticas Locais, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. O evento teve como objetivo debater os avanços e desafios da gestão pública, através da experiência de […]

1º Forum de Economia e Políticas Locais na Unipace – Foto: Genilson de Lima

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), participou na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), do 1º Fórum de Economia e Políticas Locais, promovido pela Prefeitura de Fortaleza. O evento teve como objetivo debater os avanços e desafios da gestão pública, através da experiência de especialistas na aplicação de políticas públicas de sucesso e de ideias inovadoras.

O presidente Salmito Filho enalteceu a iniciativa do prefeito Roberto Cláudio e afirmou que o momento foi muito mais do que uma avaliação técnico-científica.

“O momento foi de ideias, de propostas concretas, de um projeto nacional, que a Cidade acaba sediando. Estou muito feliz e nós precisamos debater, discutir, principalmente, apresentar para a população saídas, soluções que não sejam só momentâneas, mas que sejam duradoras para um país rico, que tem tudo para dar certo”, ressaltou.

Salmito também destacou a importância do encontro diante do cenário político e econômico do Brasil. O pedetista avaliou que o país vive um momento desafiador, de gravíssimas crises e apontou a necessidade do parlamento estar sempre presente nessas discussões.

“Quando o nosso povo percebe no seu dia a dia uma grave crise econômica, a fata de emprego, violência, isso só será resolvido com um projeto politico nacional, e que se constrói não só do ponto de vista lá de Brasília para os municípios e estados, mas se constrói nessa relação recíproca, que envolva todo o país”, pontuou Salmito Filho.

Doutor Mangabeira Unger foi o responsável pela palestra “Um novo projeto nacional de desenvolvimento”. O professor falou sobre a necessidade de inovar as instituições, de aplicar novas ideias na gestão púbica, apontou alternativas para superar a crise e enumerou os obstáculos para isso.

Também participaram do Fórum o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo e o presidente do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba.

Quem participou do Fórum pode conferir a exposição “Fortaleza: avanços da gestão”.