Presidente do Legislativo acompanha assinatura da ordem de serviço para a construção de Centro Cultural no Canindezinho

12/03/2019 - Rochelle Nogueira

Na tarde desta terça-feira, 12, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT) e os vereadores Esio Feitosa (PPL), Didi Mangueira (PDT), Marcelo Lemos (PSL), Professor Elói (Patriota) e Casimiro Neto (MDB), participaram de um evento importante para a cidade. O prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço que inicia a construção […]

Na tarde desta terça-feira, 12, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT) e os vereadores Esio Feitosa (PPL), Didi Mangueira (PDT), Marcelo Lemos (PSL), Professor Elói (Patriota) e Casimiro Neto (MDB), participaram de um evento importante para a cidade. O prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço que inicia a construção de um novo equipamento público: Centro Cultural no Canindezinho. Acompanhado de seu secretariado, Roberto Cláudio apresentou um cronograma para a execução da obra. R$ 2,3 milhões é o valor estipulado em investimentos com prazo previsto de seis meses de conclusão.

Vale ressaltar que a obra faz parte de uma Operação Urbana Consorciada Osório de Paiva (OUC – Osório de Paiva), regida pela Lei nº 10.403, que viabilizou a instalação do Supermercado Atacadão na av. Osório de Paiva, gerando emprego e renda para a comunidade.

O prefeito de Fortaleza destacou o importante papel social que o equipamento trará aos cidadãos do Canindezinho. “O Centro Cultural cumprirá um papel importantíssimo para juventude não só na prevenção da violência, mas também por ofertar um espaço de lazer, de promoção da cultura, conhecimento, educação e do próprio esporte”, comentou Roberto Cláudio.

O gestor evidenciou a inovação da Capital com operações público-privadas. Na oportunidade, fez questão de enaltecer os populares que elegeram como prioridade a construção de um Centro Cultural. “Uma estrutura que está sendo montada numa contrapartida de uma obra também importante que gera impacto favorável na economia local”, disse.

O presidente da CMFor, Antônio Henrique, enfatizou que a região abrangida pela Regional V é uma área com muitos problemas, mas que a Prefeitura de Fortaleza tem atuado com frequência na localidade. O parlamentar ressaltou com alegria a chegada de um espaço cultural para os jovens.

“Hoje estamos aqui para nos alegrar juntamente com a população por essa iniciativa do prefeito Roberto Cláudio. Acredito que, como o prefeito bem falou, nós não iremos reduzir a violência na cidade somente com policiamento nas ruas, com força de segurança, mas com equipamentos que proporcionem esporte, lazer, educação e é isso que a prefeitura está fazendo e nós estamos apoiando”, frisou o presidente.

O Equipamento

O Centro Cultural Canindezinho contará com um espaço de 7.638,70 m² de área. O projeto atende às normas de acessibilidade, prevê salas multiuso, quadra poliesportiva coberta e quadra de futsal, academia ao ar livre, anfiteatro, parque infantil, academias de dança e artes marciais mistas, bloco educacional, área administrativa e almoxarifado. Uma horta comunitária e farmácia viva estarão disponíveis no local.

Operação Urbano Consorciada

De acordo com Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano, as Operações Urbanas consorciadas tem o objetivo de realizar projetos urbanos em parceria com o setor privado (moradores, proprietários, usuários e investidores imobiliários) visando obter transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.

Fortaleza conta com sete Operações Urbanas Consorciada (OUC) algumas consolidadas e outras em andamento. São elas:

• Papicu;
  • Maceió;
  • Sítio Tunga;
  • Jóquei Clube;
  • Dunas do Cocó;
  • Lagoa da Sapiranga
  • Osório de Paiva. (Com informações da PMF)