Presidente Antônio Henrique recebe equipe do Iplanfor que apresenta o projeto ‘Fortaleza em Bairros’

24/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na tarde desta terça-feira, 24, na sala da presidência, uma equipe de técnicos do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) a convite do presidente Antônio Henrique (PDT). A vinda da equipe teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o projeto ‘Fortaleza em Bairros’, que define uma nova revisão da […]

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu na tarde desta terça-feira, 24, na sala da presidência, uma equipe de técnicos do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) a convite do presidente Antônio Henrique (PDT). A vinda da equipe teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o projeto ‘Fortaleza em Bairros’, que define uma nova revisão da delimitação territorial geográfica dos bairros da Capital. O vereador Gardel Rolim (PDT) também participou do encontro.

Segundo Larissa Menescal, arquiteta e urbanista da Iplanfor, a visita trouxe alguns esclarecimentos sobre o projeto Fortaleza em Bairros, que tem sido desenvolvido junto com um grupo de trabalho intersetorial que envolve o poder publico municipal, a academia, o IBGE, o Ipece e a Câmara Municipal, que tem trabalhando na busca de uma base cartográfica unificada para o município. “Buscamos o critério de mudar o mínimo possível o endereço das pessoas. Identificamos referenciais geográficos fortes, como eixos viários, eixos de recursos hídricos, e respeitamos a nova lei de limites municipais , dentre outros critérios definidos juntos com os grupos de trabalho”, ressaltou.

Enfatizou que o projeto Fortaleza em Bairros é fruto do projeto Fortaleza 2040. “A ideia é ter uma mesma linguagem. Queremos ter uma base em comum, sem muita inovação e respeitar o que temos. A Câmara é parte desse grupo de trabalho e segue apoiando. Temos encaminhado o relatório do nosso trabalho para que a Câmara utilize da melhor forma possível”, revelou.

O presidente Antônio Henrique (PDT) disse que o grupo retornará novamente à Câmara, para apresentar o trabalho feito por técnicos do Iplanfor no plenário, para os vereadores tomarem conhecimento de como foi elaborado o projeto de reformulação dos bairros de Fortaleza, alinhado com o IBGE. Segundo Antônio Henrique, a Câmara deverá ter um papel fundamental, não só na aprovação do projeto, mas de tornar a iniciativa de conhecimento dos fortalezenses. “Os vereadores conhecem a realidade da população dos diversos bairros da cidade. Acredito que esse trabalho vai ficar de acordo com o interesse do povo e estamos aqui para alinhar essas informações”, concluiu.

Fotos: Evilázio Bezerra

Com informações de Rochelle Nogueira