Presidente Antônio Henrique forma Comissão Especial para acompanhar processo de inspeção predial

07/11/2019 - Anna Regadas

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT) anunciou durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 07, a criação da Comissão Especial de Acompanhamento de Inspeção Predial do Município de Fortaleza. A Comissão vai atuar na fiscalização do processo de inspeção predial, que será realizado pela Prefeitura de Fortaleza, em conjunto com o Ministério Público do […]

07.11.2019

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT) anunciou durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 07, a criação da Comissão Especial de Acompanhamento de Inspeção Predial do Município de Fortaleza. A Comissão vai atuar na fiscalização do processo de inspeção predial, que será realizado pela Prefeitura de Fortaleza, em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPCE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) .

Irão compor a Comissão Especial os seguintes vereadores: Antônio Henrique (PDT), Sargento Reginauro (sem partido), Didi Mangueira (PDT), Cláudia Gomes (PTC), Larissa Gaspar (PT), Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron (PP), Benigno Júnior (PSD) e Esio Feitosa (PDT).

A iniciativa foi discutida na reunião da Mesa Diretora e também do Colégio de Líderes, sendo acordada pelos parlamentares diante da importância do tema e clamor da população após o recente desabamento do edifício Andrea. “Após ouvir a opinião dos vereadores, dentre eles a do vereador Dr. Eron decidimos constituir aqui na Câmara uma Comissão para acompanhar o processo de inspeção predial que está sendo realizado pela Prefeitura”, informou o presidente Antônio Henrique.

O objetivo da Comissão é acompanhar e fiscalizar o andamento do projeto-piloto de fiscalização predial da Prefeitura, que visa identificar os riscos estruturais, falhas técnicas em certificados e na execução de reformas em prédios antigos. Conforme o Executivo, as primeiras edificações, públicas e privadas, a receberem a medida serão as dos bairros Centro e Jacarecanga, por concentrarem o maior número de construções velhas.

Comissão Especial de Acompanhamento de Inspeção Predial

A primeira reunião da Comissão Especial de Acompanhamento de Inspeção Predial aconteceu na tarde desta quinta-feira (7), na sala da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. O presidente Antônio Henrique (PDT) recebeu os parlamentares que compõem a Comissão com o intuito de debater sobre os próximos passos de atuação.

Na conversa, vereadores apresentaram sugestões para que haja uma discussão da temática em âmbito nacional, haja vista que o problema vem sendo enfrentado em todo o Brasil. Na reunião, a vereadora Larissa Gaspar (PT) defendeu melhor estrutura da Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS) e da Defesa Civil com o ingresso de engenheiros no quadro de servidores dos órgãos.

Ao final da reunião, o presidente Antônio Henrique destacou os encaminhamentos definidos na reunião. “Essa é a primeira reunião da Comissão que a gente constituiu em sessão plenária nesta manhã. Os encaminhamentos determinados foram três:

• Ofício solicitando a Comissão do município, Ministério Público e outras instituições que já estão realizando um trabalho de inspeção e de acompanhamento de alguns prédios em nossa capital para participem de nossa próxima reunião da Comissão Especial.
  • A Câmara Municipal de Fortaleza prestará homenagens aos profissionais e voluntários que trabalharam durante o resgate das vítimas do edifício Andrea
  • Será realizada uma visita da Comissão Especial a deputados federais e senadores, para que o Governo Federal, dentro do seu orçamento, estipule algum valor aos municípios com o objetivo de ajudar financeiramente em ações de prevenção”, destacou.

Ouça a entrevista concedida pelo presidente Antônio Henrique??

Com informações de Rochelle Nogueira

Foto: Érika Fonseca