Plácido Filho relaciona baixa produtividade no Brasil à falta de saneamento básico

12/09/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 12, o vereador Plácido Filho (PSDB) foi à tribuna para evidenciar a importância do investimento em saneamento básico para população de Fortaleza. De acordo com ele, “o acesso ao saneamento básico melhora a saúde, evita doenças, mortes, amplia oportunidades econômicas e a produtividade”. O parlamentar […]

O parlamentar citou o Instituto Trata Brasil sobre o estudo denominado “Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro”, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que explica a perda de produtividade e renda associada à falta de saneamento básico.

Segundo a pesquisa, a “renda per capita do Brasil aumentaria em 6% se todos os brasileiros tivessem os serviços básicos. Além disso, 11% das faltas do trabalhador estão relacionadas a problemas causados por falta de saneamento. 217 mil trabalhadores se afastam de suas atividades anualmente devido a problemas gastrointestinais ligados ao mesmo motivo”.

Plácido Filho aproveitou para destacar o Projeto de Lei nº 290/2019, com mensagem do Poder Executivo, que autoriza a relação de convênio de cooperação com o Estado do Ceará para a gestão do serviço público de saneamento básico. A matéria já foi aprovada em Redação Final na Câmara Municipal de Fortaleza.

“Morar numa cidade que ‘funciona’ pode impactar tremendamente na qualidade de vida dos cidadãos. A começar pelos serviços básicos que deveriam ser garantidos pelo poder público”, concluiu. Ao finalizar, reforçou o que acredita serem pilares para a construção de uma cidade planejada: educação, emprego, saúde, segurança, moradia e mobilidade urbana.

Foto: Érika Fonseca