Patrícia Macêdo recebe Medalha Ayrton Senna na CMFor

10/12/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu na tarde desta terça-feira (10), no plenário Fausto Arruda, a Medalha Ayrton Senna à sra. Patrícia de Alencar Macêdo. A propositura da solenidade foi de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB). A Medalha Ayrton Senna é a comenda que homenageia os méritos desportivos e é concedia aos atletas Fortalezenses […]

A Medalha Ayrton Senna é a comenda que homenageia os méritos desportivos e é concedia aos atletas Fortalezenses pelo notório desempenho e determinação no engradecimento do esporte local.

“Estamos prestando uma homenagem a uma mulher que é referência para o esporte, para a boa gestão pública, para a boa governança, também para uma amiga, como mãe e como grande companheira. Patrícia Macêdo foi a única atleta do Norte e Nordeste que realizou as seis maratonas mais importantes do mundo. Isso é uma marca que pertence a ela. Significa na verdade um exercício permanente de superação e de diálogo com a sua existência e de reflexão com a vida. Só quem corre maratonas sabe a dimensão de corrê-las”, disse o vereador Evaldo Lima.

“O esporte que eu sempre amei me mostrou o quanto eu podia” é o slogan da homenageada Patrícia Macedo, que tem uma vida ativa no esporte há 16 anos. Patrícia falou com orgulho da condecoração recebida na Câmara Municipal de Fortaleza. “Para mim receber essa medalha é motivo de grande orgulho. Me sinto muito honrada por ter sido reconhecida pelos legítimos representantes do povo e eu considero essa medalha como a maior honraria do mérito esportivo da cidade”, relatou.

Em um pronunciamento emocionado, Patrícia falou das dificuldades de mulheres que tem o mesmo sonho de correr e viajar o mundo. “Muitas mulheres cearenses tem o mesmo sonho que o meu e fariam a mesma coisa, a diferença entre eu elas é a oportunidade. Eu pude ir e muitas delas não podem nem sonhar. De acordo com uma pequisa, o Brasil é o segundo país mais desigual do mundo, ficando atrás apenas do Katar. Minha consciência e meu coração me obriga a pensar nas 5 em cada 100 mulheres que morrem no parto e foi por isso que há 6 anos eu resolvi entrar para o serviço publico, pois é muito fácil falar de fora”, reforçou Patrícia pedindo desculpas por ter fugido da temática.

Carol Bezerra, primeira-dama de Fortaleza, também presente ao evento, apontou a resiliência da homenageada como peça fundamental para as conquistas. “A Patrícia é uma pessoa resiliente, organizada. Eu corro, mas não como ela. Eu faço meia maratona e ela faz a maratona inteira. Em cada local, tem a questão de se adaptar as temperaturas e precisa ser muito guerreira. Ela é assim em tudo que faz. Toma conta de tudo nos mínimos detalhes. Ela é inspiração não só para o esporte, mas pela maneira de ser”.

Biografia

Patrícia Alencar Macedo é Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e psicóloga de orientação junguiana, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem curso de formação de repórter pela Rede Globo de Televisão e é membro fundadora do Conselho de Leitores do Jornal O Povo. Proficiente em Inglês pela Universidade do
Michigan (EUA), foi secretária extraordinária da Copa de Fortaleza no período entre 2013 e 2014.

Patrícia Alencar de Macedo, pelas suas participações nas ‘majors”, que equivalem às maiores maratonas do mundo, realizadas em Chicago, Londres, Boston, Nova York, Berlim e Tóquio, sendo ela a primeira e única atleta do Ceará a participar de todas as seis maratonas.

Confira a sessão solene em nosso canal do YouTube

Fotos: Evilázio Bezerra.