“Para defender a democracia temos que ter apego com a verdade”, diz Evaldo Lima

25/04/2019 - Silmara Cavalcante

O vereador do PCdoB levou o tema “fake news” para a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 25. Evaldo afirmou que as notícias falsas representam uma ameaça para a democracia e lembrou de vários momentos da história em que a construção de verdades alternativas acabaram representando uma tragédia para a humanidade. […]

“Lembro que o ministro da propaganda do estado Nazista, Joseph Goebbels, costumava afirmar que uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade e a gente precisa ter um apego fundamental a verdade para defender a democracia, a gente precisa ter um apego com a verdade e averiguar a verdade dos fatos”, disse.

Evaldo ainda ressaltou a importância de reconhecer o trabalho da imprensa.

“Quem desqualifica a imprensa é inimigo da democracia, é quem se sente ameaçado com a democracia. O jornalista, ele tem uma preocupação fundamental em preservar as suas fontes e ao preservar suas fontes, ao buscar o sigilo, ele busca a credibilidade da informação que ele está noticiando. Hoje o que a gente constata é a propagação de uma série de canais alternativos da verdade. As redes sociais acabam sistematicamente reproduzindo uma série de verdades alternativas, de pós-verdades e fake news.”

Foto: Érika Fonseca.

Evaldo Lima chama atenção sobre as “Fake News”