Mulheres fortes: jornada múltipla e compromisso social

20/03/2019 - Silmara Cavalcante

A presença expressiva das mulheres no mercado de trabalho mostra que elas vêm ampliando continuamente sua participação nos mais diversos cargos e funções, no entanto, continuam sendo as principais responsáveis pelas atividades do lar e pelo cuidado dos filhos. A crescente exigência pela qualificação também faz muitas dessas mulheres terem que enfrentar três jornadas de […]

A presença expressiva das mulheres no mercado de trabalho mostra que elas vêm ampliando continuamente sua participação nos mais diversos cargos e funções, no entanto, continuam sendo as principais responsáveis pelas atividades do lar e pelo cuidado dos filhos. A crescente exigência pela qualificação também faz muitas dessas mulheres terem que enfrentar três jornadas de trabalho: profissional, familiar e educacional. Mas o que dizer daquelas mulheres que além de desempenharem múltiplas tarefas, lutarem diariamente por igualdade em um sistema historicamente patriarcal, ainda colaboram com a construção de um mundo melhor?

São histórias de vida como a da Francisca Kátia de Sousa Silva, 50 anos, servidora da Câmara Municipal de Fortaleza, que representaremos o dia a dia de tantas mulheres que são desafiadas, mas que conseguem superar os obstáculos e ainda contribuem para transformar tantas vidas.

Kátia Souza em 1989 na função de datilógrafa (Arquivo Pessoal)

Kátia começou a trabalhar aos 18 anos na Câmara Municipal de Fortaleza, na função de datilografa e revisora, quando foi implantada a Assessoria de Imprensa. Em paralelo, cursava a faculdade de Teologia, chegando a se formar jovem, mas por conta da necessidade de continuar trabalhando na Casa, ela iniciou o curso de Secretariado. Os estudos iam garantir a Kátia, ocupar a função de secretária da Direção Geral e Administrativo.

A maternidade chegou quando ela tinha 37 anos. Casada há 14 anos e mãe de dois filhos: Alexandre Bento (11 anos) e Antônio Miguel (05 anos), foi então nessa época que ela sentiu a dificuldade de conciliar todas as tarefas de uma mulher. Ela conta que o seu sentimento é de estar sempre sacrificando algo, mas que tenta realizar tudo sem muitas cobranças.

Kátia Sousa trabalha atualmente na Biblioteca do Legislativo – Fotos: Evilázio Bezerra

“Tenho um companheiro que ajuda muito, mas confesso que me sinto angustiada diante de tanto que quero e falta por fazer nos meus planos. A dificuldade maior é de conciliar o tempo, sobretudo pela idade dos filhos, que ainda requerem muita atenção. Ensinar tarefa, fazer refeições, cuidados com o vestuário, limpeza da casa, etc. Daí quando descrevo tudo isso, me vejo e percebo, uma mulher forte. Sem falar dos cuidados próprios de mulher e muitos para manter a saúde e nosso amor-próprio. É algo da minha essência e por tudo que vivi e recebi, me acho com dever de sempre dar mais e o melhor de mim. Vejo-me como uma visionária, de olho no amanhã, novos projetos, ações e realizações.”

Kátia Sousa em ação do Instituto Montese (Arquivo Pessoal)

E o que ainda não falamos, é que essa mulher, funcionária da Câmara Municipal de Fortaleza há 32 anos, que realiza múltiplas tarefas (como tantas outras mulheres diariamente), ainda desenvolve um trabalho cultural e social há 17 anos, no Instituto Montese, junto à comunidade do bairro, atuando em escolas, empresas, entidades religiosas e civis, governo e Exército, para melhorias e avanços na comunidade, bem como a valorização da história do bairro, mantendo os elos do Pacto de Amizade entre as cidades de Montese-Itália e Fortaleza.

“Idealizamos o projeto e participo dele desde sua criação. Saber que contribuo com o desenvolvimento da minha cidade, do bairro onde resido e que faço algo para melhorar a vida da minha comunidade, me faz feliz”, disse Kátia.