Movimento Vidas: Projeto visa alertar jovens sobre os prejuízos relacionados ao uso abusivo do álcool e o perigo de outras drogas

22/10/2019 - Anna Regadas

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira, 22, apresentou o projeto “Movimento Vidas”, realização do Sistema Verdes Mares em parceria com o Legislativo e a Assembleia Legislativa do Estado. O lançamento aconteceu ontem, 21, no Teatro São José, com a realização de um Seminário de Formação. O […]

22.10.2019

O Seminário contou com a palestra do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, que explanou sobre as medidas de prevenção e conscientização contra o uso abusivo de drogas. O evento também teve a palestra do poeta de cordel, Bráulio Bessa, que falou sobre a importância de promover oportunidades à juventude. O restante do treinamento será dado por meio de um curso de 40 h/aula através da plataforma EAD (Ensino à Distância). Ao final da capacitação, os alunos receberão um certificado de participação.

Segundo o presidente, a temática é uma bandeira do seu mandato desde que assumiu cadeira na Câmara pela primeira vez em 2009. ” É uma articulação nossa desde que assumi o mandato e agora como presidente tivemos a oportunidade de levar esse projeto a frente, promovendo a participação dos jovens e da sociedade. Queremos envolver todos nesse projeto que resgata vidas”, afirmou.

Antônio Henrique finalizou sua fala, destacando que ia convocar reunião com a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes para apresentar o projeto e convidá-los para participar das atividades que vão ser desenvolvidas nos bairros, principalmente naqueles mais carentes.

Nessa semana, o projeto chega ao bairro Conjunto Esperança. Lá estão previstas diversas atividades que envolvem a participação dos jovens por meio de rodas de conversas, reuniões, palestras. A ideia é que projeto vá para vários bairros da capital cearense, priorizando aqueles com maiores índices de vulnerabilidade social.

Movimento Vidas

O projeto foi dividido em três fases: formação, sensibilização e mobilização social. Dessa forma, o primeiro passo é formar profissionais, lideranças comunitárias, professores, pais e agentes sociais através de palestras e cursos.

A fase de formação começou com o Seminário e segue o treinamento
com um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) para agentes sociais e multiplicadores, com 40h/aula e certificação da UECE.

A proposta, segundo Antônio Henrique , é que após a capacitação, os facilitadores inscritos levem o conhecimento adquirido para as comunidades, a fim de esclarecer os jovens sobre os prejuízos relacionados ao uso abusivo do álcool e o perigo de outras drogas por meio de rodas de conversas e oficinas.

Conforme o presidente, após a semana de diálogo com os jovens em reuniões realizadas nas escolas, creches, associações, igrejas, é chegado o momento da mobilização social. Dessa forma os agentes sociais e multiplicadores, junto com os representantes do Poder Legislativo, Executivo e entidades deverão realizar um encontro na comunidade e promover uma palestra a fim de impactar os jovens e aproximá-los do debate. O objetivo é ajudá-los a ver os diferentes caminhos que a vida pode lhes proporcionar e que é possível vencer.

O projeto “Movimento Vidas” será realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2019. Com foco na prevenção, a iniciativa surge para discutir os riscos do uso das drogas entre os jovens e tem uma programação que une informação e cultura.

Fotos: Érika Fonseca