Medalha Boticário Ferreira é concedida ao procurador aposentado José Valdo Silva

03/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza, em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (03), fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao doutor José Valdo Silva, Procurador de Justiça Aposentado e Membro Vitalício do Ministério do Estado do Ceará. A comenda foi proposta pelo vereador Raimundo Filho (PRTB), através do requerimento 3826/2019, aprovado por unanimidade pelo Plenário […]

A Câmara Municipal de Fortaleza, em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (03), fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao doutor José Valdo Silva, Procurador de Justiça Aposentado e Membro Vitalício do Ministério do Estado do Ceará. A comenda foi proposta pelo vereador Raimundo Filho (PRTB), através do requerimento 3826/2019, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa e subscrito pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB)

A solenidade foi presidida pelo vereador Raimundo Filho, no ato representando no ato o presidente do Poder Legislativo, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades e personalidades: Ministro Emérito do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; Ouvidora Geral do Ministério Público, representando o Procurador-Geral de Justiça, Plácido Rios, sra. Vera Ferraz; vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), João Bosco de Macedo; presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro; Presidente da Ascal Internacional do Brasil, Priscila Cavalcante; presidente da Associação Logística de Líderes Femininas, Graça Bringel e a delegada da Associação Logística de Líderes Femininas, Selma Cabral.

O vereador Raimundo Filho, em sua saudação ao homenageado e aos presentes, destacou que a proatividade e competência do homenageado foram reconhecidas pela coletividade e pelos colegas de trabalho. “Posso dizer sem medo de errar que essa homenagem é mais do que justa. Ela é necessária, sob pena de nós, vereadores, os representantes do povo, em não fazê-la, estarmos fazendo uma grande injustiça. E injustiça não faz parte da trajetória do homenageado. Essa homenagem não é só do vereador Raimundo Filho ou da Câmara, mas de todo município de Fortaleza. Parabéns!”

Após receber a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda do Legislativo Municipal e o certificado da mesma, o homenageado da noite fez seus agradecimentos. “Meus agradecimentos à minha família, minha esposa Marta, meus enteados, Melissa, Leopoldo, e tantos outros aqui presentes. E uma saudação muito especial ao Irapuan Aguiar que me sucedeu na Ouvidoria. Gostaria de nominar a todos os senhores e senhoras. Venho aqui hoje em público e solenemente, meio atônito, sem entender as razões para receber essa medalha, mas feliz, extremamente feliz. Essa felicidade vem pela importância da comenda, que guardarei para o resto da minha vida”, enfatizou.

Asseverou que a medalha foi criada pelo saudoso Barros Pinho para laurear os cidadãos com serviços prestados à sociedade. “Seria eu merecedor de tão dignificante honraria? Mas quem somos nós para avaliarmos nossa própria conduta e merecimento? Somos suspeitos de sermos muito benevolentes ou mesmo cruéis com nosso próprio mérito. Talvez minha trajetória no MP, desde no distante 1977? Ou porque estarei indo a Lisboa para realizar a primeira edição do Fórum de Ciência Penal Internacional?”, continuou.

“Existe apenas uma certeza. Qualquer trabalho que se desempenha com amor, denodo e dedicação é sempre laureado pelo reconhecimento. Não falo do reconhecimento dos homens, mas do interno, intimo e intrínseco, o que vem de nossa consciência, que aflora do nosso ser, da nossa ciência, a consciência tranquila de que fiz o melhor que pude. Agora faço minhas homenagens. Falo de minha mulher, Marta, companheira de tantos anos. Meus amigos do Rotary, do Ministério Público e de tantos e tantos anos de trabalho. Concluo com a palavra sagrada: ‘agrada-te de Deus e ele satisfará o desejo do teu coração – Salmo 37-4. Muito obrigado,” concluiu.

Perfil

José Valdo Silva atuou por cerca de 40 anos no Ministério Público do Estado do Ceara (MPCE), tendo passado pelas Comarcas de Tamboril, Ipu, Ipueiras, Nova Russas e Sobral, ate chegar em Fortaleza. Jose Valdo foi o idealizador da Ouvidoria do MPCE, tendo sido a 1° Ouvidor-Geral da instituição no início dos anos 2000, e depois tendo sido eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça, como Ouvidor-Geral para o biênio 2013-2014. Nesse mesmo período, também presidiu o Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Publico dos Estados e da Uniao (CNOMP).

Atualmente, integra a Academia Cearense de Direito, ocupando a cadeira 13 da instituição, cujo patrono é Heráclito Graça. Além disso, exerce a diretoria Cultural da instituição. O procurador de Justiça aposentado também é presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) — secção Ceará e membro da ABO Nacional.

Nasceu em 09 de junho de 1947 (72 anos) em Fortaleza. Casado com a Sra. Marta Maria Peixe Sales. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceara (UFC), concluído em 1972.2. Inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil Secção – Ceará – OAB-CE, de 1973 a 1977, atuando nas áreas diversas do direito. Aprovado no concurso publico de provas e títulos para Promotor de Justiça do Estado do Ceara em 1974. Investido no cargo de Promotor de Justiça por ato administrativo publicado em 28/03/1977.

Primeiro Ouvidor Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, de 13/05/1998 a 23/01/2001. Procurador de Justiça, titular da 5° Procuradoria de Justiça com atuação criminal, em 25/02/2003. Eleito para compor o Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Ceará por seis mandatos; e reeleito por mais seis vezes, totalizando 12 mandatos. Compôs o Órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Ceará, desde a criação em 2008 (Lei Complementar n.° 72/2008) até sua aposentaria em 2017; totalizando nove mandatos.

Primeiro Coordenador do Núcleo de Recursos Criminais — NUCRIM da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará, em 2004; coordenou ainda em uma segunda oportunidade, em 2015/2016. Eleito Ouvidor Geral do Ministério Público do Estado do Ceará, após institucionalização do órgão (Lei n.° 14.083/2008), pare o biênio 2014/2015.

Fotos: André Lima