Medalha Boticário Ferreira é concedida ao empresário Igor Queiroz Barroso

08/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou a Medalha Boticário Ferreira ao empresário Igor Queiroz Barroso, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (08). A comenda foi proposta através do requerimento 3404/2019 de autoria da vereadora Priscila Costa (PRTB). Instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza, a medalha visa premiar o mérito cívico do cidadão que, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou a Medalha Boticário Ferreira ao empresário Igor Queiroz Barroso, durante sessão solene realizada nesta terça-feira (08). A comenda foi proposta através do requerimento 3404/2019 de autoria da vereadora Priscila Costa (PRTB). Instituída em 1981 pela Câmara Municipal de Fortaleza, a medalha visa premiar o mérito cívico do cidadão que, em Fortaleza, se distingue pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços a coletividade c dedicação as causas do Município.

A sessão foi presidida pelo chefe do Poder Legislativo da Capital, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra contou com a presença das seguintes autoridades: presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Sarto Nogueira (PDT); magnífica reitora da Unifor, Fátima Veras; secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Conselho da Sebrae, Ricardo Cavalcante; presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira; a propositora da sessão solene, vereadora Priscila Costa. Estiveram presentes também os vereadores: Adail Júnior (PDT), vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Gardel Rolim (PDT), terceiro vice-presidente da Câmara; Benigno Júnior (PSD) e Carlos Mesquita (PROS).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Priscila Costa disse que o homenageado é um daqueles brasileiros que vê a Educação com ferramenta para alavancar a geração do país para um estado civilizado de plena cidadania. “É impossível conversar com ele sem se contagiar com sua visão transformadora. Ele sempre referencia a Coreia do Sul. O exemplo é emblemático. Um país devastado após a guerra. É um marco da reinvenção de um país dividido por meio da Educação. A Coreia resolveu investir na infância. Igor está fazendo sua parte com afinco e dedicação por entender que é na infância que se forma o caráter em construção”, destacou.

Segundo Priscila, por meio do Instituto Myra Eliane, Igor tem implantado a educação pelos valores humanos, paz e a não violência, e atende mais de 500 crianças em situação de risco em Caucaia. “O projeto já está implantado em mais de 13 municípios, com 328 escolas e mais de 35 mil alunos. Os números são crescentes e alvissareiros. Não posso deixar de citar o nome da amiga Valéria Serpa que tem auxiliado nesse trabalho, criado por uma decisão de vida de Igor, que disse sim para que a semente fosse implantada. Ele tem no DNA a incrível convergência de dois grandes cearenses – Parsifal Barroso e Edson Queiroz. Sua mãe Myra Eliane era amiga das artes e da educação”, ressaltou.

“Homenagear Igor é reconhecer a saga desses cearenses que dedicaram sua vida e seu trabalho ao Ceará através da força do trabalho e da educação. Igor tem o privilegio de cristalizar essas duas vertentes. Não poderíamos esquecer essas duas grandes mulheres – Olga Barroso e Iolanda Queiroz, eternas companheiras. Com esse legado estamos diante do casal Igor e Aline, movidos pela fé dispostos a fazer tudo para mudar a realidade da criança. Para fazer isso é preciso ter fé. Parabéns Igor por sua obstinação, seu trabalho e sua obra dedicada a transformação do mundo”, concluiu.

Presente a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sarto Nogueira disse que o Igor Queiroz é uma pessoa que se diferencia pela sensibilidade que ele tem com as causas e muito particularmente com a Educação. “Acho que inspirado pela mãe é que criou esse instituto Myra Eliane. Eu visitei o equipamento em Caucaia e fiquei impressionado com a qualidade e o tamanho do equipamento, além de sua proposta pedagógica de inclusão da sociedade e interlocução com a comunidade. É um equipamento belíssimo. É um exemplo que deve ser seguido por mais empreendedores do Ceará”, avaliou.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira das mãos da vereadora Priscila Costa e o certificado da mesma, Igor Queiroz Barroso fez seus agradecimentos: “Hoje é um dia especial, e gostaria de agradecer a presença de vocês. Que orgulho que estou sentido nesse momento. Primeiramente porque faço parte de um seleto grupo de pessoas que fizeram muito por Fortaleza. Essa honraria está vindo agora e estou muto feliz, mas acredito que deveria vir no fim da minha vida, quando estivesse com minha missão cumprida. Mas quero me comprometer a trabalhar mais ainda pela razão social e ajudando o mundo a ser um lugar melhor, para que um dia todos possam se cumprimentar, se olhar e dizer não a toda prática de violência e preconceito. É isso que faço na Instituição que criei, o Myra Eliane”, comentou.

Ele destacou a criação do complexo escolar no município de Caucaia que atende mais de 500 crianças. “A criança é a chave da mudança e construção de uma sociedade mais digna cidadã e eivada de autoestima. No início, meu projeto era só construir a escola, mas essa missão me contagiou e todo dia acordo querendo fazer mais e me doar mais. E esse sonho está virando realizada e rompendo fronteiras e esse método baseado em valores humanos está em 13 municípios e em breve chegar a 184 municípios. Estou conversando com o Governo do Estado e do País para que ele se expanda”, enfatizou.

Segundo o homenageado, é necessário ensinar todas crianças como se fossem nossos filhos e filhas. “São esses valores que tento levar para meu ambiente de trabalho. Eu estou celebrando 20 anos de Grupo Edson Queiroz, e agora parto para outro desafio, nesse período aprendi muito mais do que consegui dar. Estou agora iniciando no Conselho de Administração do Grupo e agora poderei atuar mais fortemente no processo de mudança que estou buscando implantar na sociedade. Vamos fazer o bem e nos contagiarmos com ele. Façamos isso, pois muda a realidade ao nosso redor e nos marca na história. Deus abençoe a todos, muito obrigado!”, finalizou.

Perfil

Igor Queiroz Barroso nasceu em Fortaleza em 1972, filho de Myra Eliane e Regis Barroso. Se, por um lado, herdou a visão empresarial de seu avô matemo Edson Queiroz, fundador do Grupo Edson Queiroz, um dos maiores do país, por outro carrega em seu DNA o legado intelectual e politico de seu avô paterno, Parsifal Barroso, ex-governador do Estado. A riqueza dessa herança de quem se preocupava com o povo cearense pode ser comprovada pelo seu envolvimento em inúmeros projetos voltados a educação e a disseminação dos valores humanos.

Graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, com MBA Executivo Global — OneMBA, e mestrando em Ciência Politica pela Universidade de Lisboa, acumula experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais e já soma cerca de 20 anos dentro do Grupo Edson Queiroz, tendo transitado por quase todas as áreas e empresas. Atualmente, responde pela Diretoria Institucional, sendo responsável também pelo Departamento Jurídico e Auditoria.

Há cerca de dois anos, fundou o Instituto Myra Eliane com a inspiração de contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Por meio do projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceara (MPCE), os municípios participantes se comprometem a inserir em suas legislações municipais normas que garantam uma adequação do projeto pedagógico de suas creches ou pré-escolas, incluindo conteúdo especifico direcionado a formação dos valores humanos e do caráter das crianças de até seis anos de idade. O projeto já está implantado em Caucaia, Eusébio, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Maracanaú, Pindoretama, Redenção, Juazeiro do Norte, Brejo Santo e Milagres, com projetos dc expansão para outros municípios cearenses.

Em 2019, o Instituto Myra Eliane entregou o Centro de Educação Infantil Olga & Parsifal Barroso, em Caucaia, que, após convênio firmado com o município, atende cerca de 440 crianças da região com educação de qualidade cm tempo integral. Por acreditar na educação como ação primordial para a transformação social, Além do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso ainda é presidente da organização Junior Achievement no Ceará (JA Ceara), defendendo a capacitação de jovens para o empreendedorismo. É ainda coordenador do Conselho do Lar Torres de Melo, com dedicação aos idosos em situação vulnerável. E, por sua afinidade com a cultura e as artes a serviços prestados a literatura e imprensa, foi empossado membro benemérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.

Fotos: André Lima