Márcio lança campanha “Setembro Amarelo” na CMFor

03/09/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 3, o vereador Márcio Cruz (PSD) lançou na Câmara Municipal de Fortaleza, a campanha “Setembro Amarelo”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, dando destaque aos centros que realizam atendimento e oferecem ajuda a quem precisa. Na ocasião, o parlamentar […]

03.09.2019

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 3, o vereador Márcio Cruz (PSD) lançou na Câmara Municipal de Fortaleza, a campanha “Setembro Amarelo”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, dando destaque aos centros que realizam atendimento e oferecem ajuda a quem precisa. Na ocasião, o parlamentar distribuiu laços na cor amarela aos vereadores, servidores e pediu a adesão de todos na campanha.

“O que me traz hoje aqui é reforçar a campanha do Setembro Amarelo, para que possamos aderir. Estamos entregando os laços amarelos para incentivar todos os vereadores e servidores a entrarem nessa campanha de prevenção ao suicídio pois é uma doença que mata mais que o câncer”, alertou.

Segundo Márcio, os dados da Organização Mundial de Saúde, IBGE e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará mostram cada vez mais casos de suicídios, principalmente entre os jovens. “Temos que vê esses dados com preocupação. Se você tem algum conhecido numa situação de depressão o oriente a procurar ajuda. Já tive um amigo com essa doença e ele só não cometeu suicídio pois recebeu todo o apoio da família e ajuda médica. E mesmo assim tinha alguns parentes que diziam que era frescura, mas não é. É algo sério e que precisa ser tratado para que não aconteça o pior”, destacou.

Além dos atendimentos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Márcio ressaltou o Centro de Valorização da Vida, que presta apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone, através do disque 188. A ligação é gratuita.

Foto: Érika Fonseca