Liderança da Oposição repercute sobre a situação de estudantes que ainda não renovaram o FIES

03/04/2019 - Rochelle Nogueira

Pelo tempo da liderança da oposição no Grande Expediente desta quarta-feira, 3, o vereador Sargento Reginauro (sem partido), repercutiu sobre a situação dos estudantes universitários que estão com problemas para regularizar os dados para o financiamento do FIES. No segundo momento, reforçou o pedido de auxílio às famílias afetadas pelas fortes chuvas em Fortaleza. Educação […]

Educação – FIES

De acordo com o pronunciamento do oposicionista, houve uma falha no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que impede a conclusão das inscrições de matrículas dos estudantes no sistema do MEC. Reginauro atentou que como professor vê a importância do FIES para que os filhos da classe trabalhadora também possam ter acessos as faculdades.

“Sou Sargento do Corpo de Bombeiros e também educador. Fui professor, sou professor, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará. Como professor universitário, no qual exerci durante algum tempo, vi o quanto o FIES contribuiu e contribui para que os filhos da classe trabalhadora e também jovens e adultos possam realizar o sonho de ingressar no Ensino Superior. Aliás, dois dos meus três filhos utilizaram FIES para conseguir acesso ao instituto”, frisou o vereador.

Sargento Reginauro lamentou a inversão de valores quando o filho de um trabalhador tem acesso maior as faculdades privadas e os de classe média alta as universidades públicas. “O filho do trabalhador vai para o ensino privado, enquanto o da classe média alta, que estuda nas melhores escolas, vai para ensino superior público. Eles fazem questão de ter seus títulos pela Universidade Federal do Ceará. Então é uma inversão de valores que mostra que realmente a nossa universidade pública, hoje, está cada vez mais limitada”, disse. Retomando a pauta, o parlamentar frisou que a falha no sistema do MEC colocou milhares de jovens em situação delicada, pois nesse momento estão ameaçados de perder o semestre letivo.

Comunidades afetadas pelas chuvas

No segundo momento, Sargento Reginauro destacou que vem recebendo inúmeros vídeos e fotos de comunidades afetadas pela chuva na cidade. Dos que vivem à margem do Rio Cocó e de outras localidades. O parlamentar pede respostas efetivas do poder público municipal. “As comunidades estão cobrando respostas e estas não chegam. Vereador Márcio Martins o senhor sabe de alguma família que tenha recebido o auxílio que foi votado nesta Casa? Fica aqui mais uma vez o nosso apelo para que o prefeito Roberto Cláudio chegue com as respostas efetivas às famílias do Jangurussu, do Palmeiras, Barroso e João Paulo Segundo”, finalizou o vereador.