Líder do Governo ressalta ações do Executivo para minimizar os impactos causados pelas chuvas em Fortaleza

20/03/2019 - Rochelle Nogueira

Pelo Tempo da Liderança do Executivo o vereador Ésio Feitosa (PPL) na tarde desta quarta-feira, 20, utilizando a tribuna do Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, manifestou inicialmente solidariedade aos populares atingidos pelas chuvas na cidade e que vieram até a Casa Legislativa cobrar o auxílio aprovado de até de R$ 1 mil . O […]

Pelo Tempo da Liderança do Executivo o vereador Ésio Feitosa (PPL) na tarde desta quarta-feira, 20, utilizando a tribuna do Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, manifestou inicialmente solidariedade aos populares atingidos pelas chuvas na cidade e que vieram até a Casa Legislativa cobrar o auxílio aprovado de até de R$ 1 mil . O vereador apontou ações do Executivo para resolver a problemática das famílias que seguem em áreas de risco em Fortaleza.

Leia também: Vereadores aprovam auxílio de até R$ 1 mil reais às famílias atingidas pela chuva

Em resposta ao oposicionista, Sargento Reginauro (sem partido), que utilizou a tribuna cobrando atenção do poder público para a situação calamitosa em algumas comunidades, o parlamentar evidenciou que tem sido feito um esforço no sentido de construir um bom debate sobre a questão dos alagamentos e dos bairros que margeiam a cidade. Ésio Feitosa sensibilizado com a situação dos moradores, ressaltou a circunstância complicada que envolve moradias precárias na Capital. “Esta é uma questão complexa que envolve a necessidade de habitação, mas também o respeito ao meio ambiente. Sabemos que muitas dessas casas atingidas pelas fortes chuvas, são construídas por necessidade em áreas que não são compatíveis. Muitas são feitas nos leitos dos rios”, relatou o Líder do Governo.

Leia também: Oposição cobra atenção do Poder Público para situação calamitosa das comunidades João Paulo II e Barroso

Na oportunidade, Ésio Feitosa prestou contas do que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em relação às famílias desabrigadas. De acordo com o vereador, no período mais crítico das chuvas, 49 famílias foram alojadas no Cuca do Jangurussu. O vereador fez um apanhado das ações emergenciais que a gestão vem realizando no sentido de minimizar os impactos junto à população.

O Líder do Governo, Ésio Feitosa, utilizou a tribuna do plenário Fausto Arruda nesta quarta-feira, 20.

“Essas famílias receberam o apoio necessário, foram alimentadas, hoje, como desde o começo do seu acolhimento. Elas recebem café, almoço e janta. Das 49 famílias alojadas, hoje só permanecem 20. Além disso, o prefeito determinou a formação de uma estrutura permanente no sentido de socorrer as vítimas diárias de alagamentos que procuram por socorro. Foi formado um Comitê no sentido de minimizar os danos causados aos cidadãos. A comissão é composta pela Guarda Municipal de Fortaleza, Defesa Civil, membros do gabinete do prefeito e técnicos da Regional VI. Em relação as medidas emergenciais, a expectativa é que o decreto, a Lei que aprovamos, esteja pronto até amanhã. A partir daí começarão a receber o recurso”, analisou.

O Líder do Governo deu ênfase ao decreto que contempla um estudo constatado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura determinando as poligonais que serão atendidas para a destinação da ajuda de custo. Ao todo, cerca de 3 mil famílias se cadastraram para receber o auxílio, mas, conforme salientou o parlamentar, a gestão irá filtrar os indivíduos que realmente necessitam da ajuda de custo. “Nós sabemos, infelizmente, que muita gente se aproveita desse tipo de situação para usufruir indevidamente de um benefício destinado a quem realmente necessita”, disse.

Esforço para diminuir as áreas de risco em Fortaleza

Feitosa apontou que Fortaleza historicamente sofre com os alagamentos em várias regiões da cidade. O vereador citou dois motivos: o crescimento desordenado da cidade e a construção de moradias em cima de leitos secos de rios. “O prefeito tem se esforçado para diminuir áreas de risco em Fortaleza. Nos últimos 6 anos, mais de 50 áreas foram eliminadas e contempladas por moradias populares. 20 mil casas foram entregues para pessoas pobres da cidade. A meta é que ao final dos 8 anos, 30 mil sejam disponibilizadas aos cidadãos de baixa renda. Roberto Cláudio já investiu no período de seu mandato mais 200 milhões de reais em saneamento, drenagem e pavimentação. A política de habitação continua forte, com apoio do Governador que tem investido também. É preciso intensificar a política de moradia e habitação popular”, finalizou.

Fotos: Érika Fonseca.