Líder do Governo destaca 1° lugar de Fortaleza no ranking da transparência

20/06/2017 - Silmara Cavalcante

O vereador Ésio Feitosa (PPL) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza nesta terça-feira, 20, para destacar que o município de Fortaleza recebeu nota 10 e ficou em primeiro lugar no ranking da transparência realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O parlamentar parabenizou a Prefeitura de Fortaleza, ressaltando que a atual Administração tem prezado […]

Ésio Feitosa é Líder do Executivo na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima

O parlamentar parabenizou a Prefeitura de Fortaleza, ressaltando que a atual Administração tem prezado pelo cuidado com os gastos públicos e com a transparência, sempre prestando contas ao povo sobre suas ações. O vereador ainda frisou que essa avaliação é resultado do compromisso do Governo Roberto Cláudio com os fortalezenses.

Participaram da avaliação 2.328 municípios em 26 estados e no Distrito Federal. No último levantamento, a capital cearense ocupava a 14ª posição, com nota 8,2. A avaliação foi feita nos meses de março e abril e analisou um conjunto de questões de transparência do poder público para o cidadão. A coleta de dados é feita de forma anônima pelos auditores do Ministério da Transparência. Eles solicitam informações na área de saúde, educação, assistência social e sobre a Lei de Acesso à Informação.

Juventude sem Fronteiras

Ainda pelo tempo do pequeno expediente, Ésio registrou o retorno ao Brasil, dos estudantes selecionados pelo Programa Juventude sem Fronteiras, da Prefeitura de Fortaleza. O parlamentar informou que os jovens que estavam em Salamanca, na Espanha, chegaram na noite de sábado (17/06). Os que estavam em Toronto, no Canadá, desembarcaram domingo (18/06). E os que estão em Vancouver, também no Canadá, chegaram na noite de ontem (19/06).

O projeto selecionou alunos de escola pública, com melhores notas e frequências na Academia Enem. Ao todo, 98 estudantes viajaram. 49 alunos que participaram do Enem em 2015 e 49 alunos que fizeram a prova em 2016. Os estudantes embarcaram nos dias 18 e 19 de abril. Além das aulas, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas.

Liderança do Governo

Pelo tempo da Liderança do Governo, o vereador Ésio Feitosa (PPL), rebateu o pronunciamento do vereador Soldado Noélio e destacou os avanços nas áreas de saúde e educação. Segundo o parlamentar, apesar de os recursos serem escassos por parte do Governo Federal, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem demonstrado grande esforço para priorizar os interesses do povo.

“Hoje mais de 96% das nossas escolas atingiram o índice de satisfação no Spaece. O prefeito em sua gestão inaugurou 20 postos de saúde, sem falar nas Upas e policlínicas. Agora o Soldado Noélio esquece de falar que o problema que acomete a saúde de Fortaleza são os escassos recursos do governo federal que não cumpre a obrigação constitucional de destinar recursos para o SUS.”, pontuou.

Com informações de Anna Regadas