Legislativo recebe secretária da Saúde do Município

28/05/2019 - Ana Clara Cabral

Na manhã dessa terça-feira, 28, a Comissão de Saúde e Seguridade Social, na presença dos vereadores Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron Moreira (PP), Marília do Posto (PRP) e Casimiro Neto (MDB), recebeu a visita da Dr. Joana Maciel, secretária de Saúde, que apresentou o relatório do primeiro quadrimestre de 2019 (janeiro a abril) da Secretaria […]

Na manhã dessa terça-feira, 28, a Comissão de Saúde e Seguridade Social, na presença dos vereadores Dr. Porto (PRTB), Dr. Eron Moreira (PP), Marília do Posto (PRP) e Casimiro Neto (MDB), recebeu a visita da Dr. Joana Maciel, secretária de Saúde, que apresentou o relatório do primeiro quadrimestre de 2019 (janeiro a abril) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram detalhadas as despesas e cada ação desenvolvida na cidade, como a Implantação da Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa, a Rede de Atenção Psicossocial, Reestruturação da Saúde Mental, cenário atual de Arboviroses, Regularização do Abastecimento Farmacêutico e Programa Médico Família Fortaleza.

Sobre a reforma e expansão de Hospitais Municipais, foi destacada a Casa da Gestante, com obras já iniciadas e previsão de entrega para dezembro; e o Hospital da Criança, voltado para cirurgias. De acordo com Joana Maciel, “um dos maiores feitos da Gestão do prefeito Roberto Cláudio na área da Saúde. Conseguiremos preencher uma lacuna primordial”. Ela refere-se ao fato das crianças precisarem ir ao Hospital Albert Sabin ou Instituto José Frota (IJF) quando é necessário cirurgia, hospitais cuja demanda é grande.

Orgulhosos, vereadores presentes celebraram a diminuição drástica do número de casos de arboviroses na cidade , dados apresentados pela SMS. Em 2017 foram 13.549 casos, em 2018 foram 1.223 casos, e em 2019, 573 casos confirmados. Todos relacionados ao mesmo período do ano. “Conseguimos diminuir o índice de ocorrências, mas não podemos abaixar a guarda”, lembra a secretária de Saúde.

Joana Maciel falou também da ampliação do Programa Cresça com Seu Filho, com realização de Grupos de Atenção e Cuidado Terapêutico para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, principalmente Agentes Comunitários da Saúde e visitas domiciliares para o fortalecimento do desenvolvimento infantil nos territórios da Regional I, V e VI. Além disso, foi entregue o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas da Regional I e requalificação do Centro de Atenção Psicossocial da Regional IV.

Ainda, a titular da pasta da Saúde evidenciou o reconhecimento internacional como Caso de Sucesso na Gestão Pública no Programa Bloomberg Harvard, através da Central de Distribuição de Medicamentos no Terminal desenvolvido na administração do prefeito Roberto Cláudio.

Foto: Ana Clara