Legislativo realiza solenidade em homenagem aos 35 anos do grupo Chocalho

05/08/2019 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta terça-feira, 6, sessão solene em homenagem aos 35 anos de fundação do grupo Chocalho. A solenidade, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade no fomento à cultura e na valorização do escritor cearense. O evento acontece no Plenário […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta terça-feira, 6, sessão solene em homenagem aos 35 anos de fundação do grupo Chocalho. A solenidade, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (DC), é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade no fomento à cultura e na valorização do escritor cearense. O evento acontece no Plenário Fausto Arruda, a partir das 19h30.

O grupo Chocalho foi fundado pelo professor Auriberto Cavalcante no dia 4 de agosto de 1984, com o objetivo de reunir poetas, escritores, artistas plásticos, jornalistas, fotógrafos, músicos e profissionais da cultura, para construir uma consciência profissional e democratizar o acesso às politicas públicas culturais.

Dessa forma, a entidade cearense atua na edição e lançamento de livros, na promoção de festivais de poesia, de recitais em fábricas, praças públicas e escolas, bem como na realização de exposições, congressos e de eventos que divulgam a cultura, especialmente a cearense.

Como bandeira de luta pela democratização da cultura, o grupo Chocalho defende iniciativas que garantem esse acesso por meio de leis. Logo, dentre as pautas reivindicadas pela entidade destacam-se a popularização da poesia através do barateamento do preço dos livros, a inclusão de livros dos escritores cearenses nos vestibulares das universidades do Estado e na cesta básica do trabalhador, bem como a inclusão da cadeira de Literatura Cearense no currículo das escolas do Estado.

Em comemoração aos 35 anos de fundação, o grupo vem desde o inicio do ano promovendo ações de fomento à cultura, que resgatam a trajetória da entidade e reforçar a sua luta.

Foto: Reprodução Facebook