Legislativo promove a Semana do Meio Ambiente

31/05/2019 - Silmara Cavalcante

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa acontece no período de 03 a 07 de junho, com atividades e ações de conscientização e preservação do meio ambiente. A proposta do Legislativo é chamar a atenção de […]

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa acontece no período de 03 a 07 de junho, com atividades e ações de conscientização e preservação do meio ambiente. A proposta do Legislativo é chamar a atenção de todos os servidores sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

A programação terá início com uma gincana, onde os participantes deverão adotar um copo plástico que deve ser retirado na sala da Ouvidoria todo o dia pela manhã e entregue no final do dia, durante toda a semana. Segundo a organização do evento, o objetivo é incentivar o uso consciente e evitar o desperdício. Os participantes que cumprirem as regras receberão um brinde sustentável.

Para o servidor do Departamento Legislativo da Casa, Amilton Loyola, a Câmara Municipal de Fortaleza quando realiza um evento desse porte, dá exemplo e incentiva seus servidores a cuidar e preservar o meio ambiente.

“É uma iniciativa louvável da Câmara Municipal de Fortaleza porque mostra e provoca seus servidores para a importância de cuidar do meio ambiente. Fortaleza já tem avançado muito nessa questão, principalmente com a implantação das bicicletas compartilhadas e a integração dos ônibus, mas falta ainda instituições, empresas e repartições também incentivarem seus funcionários. A Câmara está de parabéns, esse é o caminho e que os outros se espelhem”, comentou Amilton.

Além da gincana, o cronograma reúne outras ações como a entrega de mudas, adesivos e o incentivo à carona solidária, onde o servidor que der carona ao colega pode registrar o momento e marcar o perfil oficial da Câmara Municipal de Fortaleza (@cmforoficial).

Confira abaixo a programação na íntegra:

Dia Mundial do Meio Ambiente

É um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho, e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do nosso meio ambiente.

Nesse ano, a China sediará as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “poluição do ar”.

Fatos sobre a poluição do ar:

• 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo;
  • A poluição do ar custa à economia global US$ 5 trilhões por ano;

A poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.